No final de semana passado, o Sol ingressou em Capricórnio, marcando a chegada do verão no Hemisfério Sul. Para a Astrologia, temos o início do último trimestre do ano astrológico e a carta deste evento revela presságios para os três meses vindouros.
O Sol ingressou em Capricórnio no dia 21/12/2024, às 06h20min. A carta levantada para Brasília-DF apresenta o ascendente neste mesmo signo solsticial. Saturno, regente do ascendente, está em Peixes, na casa III e recebe uma oposição da Lua em Virgem.
Na terceira casa, em signo de água e ligado à Lua por mau aspecto, Saturno alerta para perigos envolvendo o mar e demais cursos d’água. Perigos maiores em estradas e danos causados por enxurradas. O eixo nodal angular reforça os riscos de eventos abruptos e perigosos.
Lula enfrentou vários problemas que ameaçaram a sua saúde no último trimestre. Na carta do ingresso em Libra, o Sol, que fala do governante, se dirigia para uma quadratura com Marte em Câncer na VIII.
No tema de ingresso solar em Capricórnio, o Sol aparece no primeiro signo, sem contatos duros com Marte ou Saturno. Vênus governa a casa X e se afasta de uma oposição com Marte. Aqui, um indicativo das cirurgias realizadas por Lula. Embora a presença do Nodo Sul no meio do céu indique alguma debilidade, física e política, o atual período será mais auspicioso para o Presidente.
A oposição entre Saturno e a Lua, planetas que governam as casas I e VII, ligados à Parte da Fortuna, é indicativa de grandes desafios no comércio exterior. O governo Trump começará em breve e será necessária muita habilidade política para costurar e manter bons acordos comerciais.
Vênus aparece na casa II e este posicionamento indica um bom presságio econômico. O país provavelmente crescerá acima das expectativas. Porém, Marte ocupa a casa VIII da carta, fora de seita. O endividamento estatal, a inflação e os juros continuarão em elevação. Marte rege a casa XI, que fala do dinheiro do governo.