Nesta noite de terça, teremos o eclipse parcial da Lua em Peixes. Diferentemente dos eclipses solares, que são visíveis em regiões específicas, as ocultações da Lua podem ser observadas em todo o hemisfério noturno da Terra. É o caso do Brasil.
A carta do eclipse lunar, levantada para Brasília-DF, às 23h34min, apresenta o ascendente em Gêmeos, com Júpiter colocado neste ângulo. O eclipse ocorre com a Lua em Peixes na casa X. Saturno e Mercúrio são os planetas mais fortes do mapa e formam uma oposição a partir do eixo de casas IV-X.
A Lua em eclipse na X sinaliza que o governo será afetado pelo evento. Saturno retrógrado em Peixes e em estreita angularidade com o meio do céu denota dificuldades nas maiores esferas de poder. Mercúrio em Virgem, regente do ascendente e da casa IV, lança uma oposição a Saturno. Pode ser um período de maior articulação e ataque da oposição ao governo. Diminuição da popularidade de Lula também é uma possibilidade.
A comunicação e a informação também são temas-chave deste eclipse. Gêmeos no ascendente, Mercúrio angular e o Sol, regente da casa III e colocado em um ângulo indicam isto. Saturno é o regente da casa IX, que fala do Poder Judiciário e recebe uma oposição de Mercúrio. Pelas configurações duras, o retorno da rede X, bloqueada no último mês, não deve ocorrer logo.
Júpiter, dispositor do eclipse, está oriental e angular na casa I. Assegura bom desempenho econômico ao país. É o governante da casa VII e indica relações comerciais superavitárias. Marte em Câncer na casa II ameaça com descontrole de gastos. O aumento dos juros, já apontados na carta do eclipse solar de outubro de 2023, parece iminente.
No clima, Júpiter regendo o eclipse e colocado em Gêmeos, pode denotar ventos quentes. Em quadratura com Saturno e antíscia com Marte, ar degradado. A oposição Mercúrio-Saturno indica chuvas e ventos, possíveis tempestades. A celeuma climática pode ser atenuada, mas permanece no início da primavera.
Os eclipses sempre trazem consigo uma tensão natural e excesso de energia. Não é incomum que ocorram panes envolvendo eletricidade e tecnologia durante um eclipse e nos momentos que imediatamente antecedem e sucedem o fenômeno.
A marcante oposição Mercúrio-Saturno, que ocorre em estreita angularidade na carta do eclipse, pode indicar, além dos efeitos imediatos, falhas em sistemas de comunicação. É possivel que algum sítio governamental importante seja afetado ou que sejam experimentados apagões, envolvendo energia elétrica, tecnologia ou redes sociais.
Enquanto escrevia a versão completa do artigo para o site, o notebook ficou em total lentidão enquanto atualizava. O smartphone reiniciou sozinho. O aplicativo WhatsApp parou de gravar áudios por alguns minutos. Pré-eclipse por aqui.
O eclipse lunar de hoje dura aproximadamente uma hora. Na conversão ptolomaica, o fenômeno estende a sua influência por aproximadamente um mês. O ápice dos seus efeitos se darão em quinze dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário