Os Planetas

              


            Saturno


Nesta abertura da série de pequenos artigos sobre os planetas começarei por Saturno, o astro mais poderoso de todos e que rege esta madrugada de sábado quando escrevo. Saturno é o mais lento e distante de todos os planetas, para o qual todos os demais lançam suas luzes. Saturno é poderoso e egoísta, não precisa de ninguém. São os outros que clamam por sua sabedoria e virtude.
Ao lado do Sol, do qual é antagonista, Saturno rege todas as figuras de poder, principalmente masculinas. Diferentemente do Sol, que é nobre e não possui ligação com pobreza e escassez, Saturno também rege as pessoas necessitadas e miseráveis. Saturno é democrático, pois rege o homem poderoso e também aquele ocultado e excluído pela sociedade. Em sua maior plenitude democrática, Saturno representa a morte de ambos. O tempo, que é uma das maiores grandezas saturninas, é inevitavelmente anarético.
Saturno rege o sábado e a cor preta. Rege todos os lugares áridos, escuros e mal cheirosos. Dos metais, rege o chumbo. Também rege outras estruturas sólidas e pretas, como o âmbar negro. No corpo humano, rege os ossos, os dentes, a pele, a bexiga, o baço, o cabelo e as unhas. Saturno rege o temperamento melancólico e os climas frios e secos. O inverno e a escassez têm relação íntima com Saturno. Os idosos e a fase final da vida também são regidos por Saturno. Todos os limites, físicos e metafísicos, estão determinados à regência saturnina. A matéria e o intangível, a realidade e os sonhos, a natureza e a magia. Todos estes limites são regidos por Saturno.
Saturno é o grande maléfico. Sua natureza extremamente fria e seca faz com que este significador geralmente indique problemas com elevado grau de severidade em muitas cartas natais. Saturno costuma manifestar a sua pior representação nas natividades noturnas, quando não ocupa o mesmo hemisfério solar e quando está em um signo zodiacal que permite que suas qualidades primitivas se tornem ainda mais exacerbadas.
A casa astrológica que abriga Saturno no mapa natal geralmente é uma região na qual os temas são permeados por carência, frustrações e atrasos. Se a casa é má, há tendência de aprofundamento dos males representados. Saturno é um planeta que se afiniza com dificuldades de toda a ordem. As casas astrológicas regidas por Saturno costumam demorar para materializar seus frutos, principalmente se estes locais são afortunados.
Saturno sempre me lembra, em primeiro lugar, o tempo. Quando vejo um relógio, principalmente os antigos e analógicos, me vem à mente o poder inexorável de Saturno. A cada vez que o ponteiro avança nos resta menos tempo. É impossível vencer o tempo ou fazer com que ele pare ou retroceda. Nos resta aproveitá-lo, com a sabedoria que é típica de Saturno.

Créditos da imagem: Pintura "A Persistência da Memória", de Salvador Dalí, de 1931.



              Júpiter


Na sequência da série de pequenos artigos sobre os planetas, chega a vez de Júpiter. O grande benéfico é o senhor dos signos de Sagitário e Peixes e tem a sua exaltação no signo de Câncer. A casa XI é o local de seu júbilo e a quinta-feira é o dia de sua regência. No corpo humano, Júpiter governa os pulmões, as artérias, o fígado e o sêmen. Valens relaciona Júpiter à cor cinza, próxima do branco. Al Biruni fala do branco misturado ao amarelo e ao castanho. Lilly cita, ainda, a cor do mar e o roxo. Sua cor no céu se assemelha a Vênus, variando de branco a amarelo.
Júpiter rege palácios, templos religiosos e bibliotecas. As pedras preciosas como a ametista, a safira e a esmeralda são regidas por Júpiter. O grande benéfico rege o temperamento sanguíneo e os climas moderadamente quentes e úmidos, que geram chuvas e solos férteis. A primavera, o aumentar da luz solar, o florescimento e o renascimento da natureza têm analogia com Júpiter. Sua natureza é masculina e diurna e o seu sabor é doce. Júpiter rege todas as coisas mais agradáveis e belas, no mais profundo dos sentidos. Júpiter é um planeta essencialmente benéfico, o maior deles.
É Júpiter, através de sua disposição ou aspecto, quem possui o maior poder para abrandar os possíveis males representados por Saturno nas cartas horárias, eletivas e natais. A natureza essencial de Júpiter, que é moderadamente quente e úmida, é antagônica e combativa ao excesso de frieza e secura saturninos. Júpiter é expansor e abundante, enquanto Saturno governa a escassez e as restrições.
A casa ocupada por Júpiter no mapa natal geralmente revela um local de realização pessoal e felicidade. O estado cósmico do significador deve ser observado para a realização de um julgamento mais preciso. Todavia, ainda que ocupe os signos de suas debilidades maiores, estando afortunado de alguma outra forma, seja por ocupar uma casa angular ou formar bons aspectos com os luminares, significará grande fortuna em algum momento da vida, principalmente quando estiver ativo através das técnicas preditivas.
Júpiter leva expansão, fluência e facilidades para as casas que estão sob a sua regência. Se estiver forte na carta, com competência suficiente para realizar os seus assuntos e testemunhar estes locais através do seu aspecto, representará a fácil realização de seus temas, se estes forem bons. Se Júpiter estiver determinado às más casas da figura, que são a VI, a VIII e a XII, tende a representar suavização ou livramento dos maiores males.
Júpiter é um significador essencial de riqueza e abundância. A sua colocação poderosa em uma carta natal pode denotar que o nativo possuirá sorte, proteção e fortuna material. A sua posição nos ângulos, principalmente no meio do céu e no ascendente, fortalece estas indicações. Se Júpiter governar a casa II ou estiver configurado com a Parte da Fortuna e igualmente fortificado, acena positivamente para as questões financeiras. Júpiter, com grande potência na natividade, pode indicar alta fertilidade e muitos filhos. Da mesma forma, pode indicar o apreço pelo ensino, pela Filosofia e uma íntima ligação com religiosidade e espiritualidade. Júpiter possui relação caldaica com a casa IX, que versa sobre o conhecimento mais elevado e a religião.
A alegria de Júpiter na casa XI expõe a relação deste planeta com a esperança, as bênçãos divinas e os nossos maiores sonhos. O dinheiro que vem de forma inesperada e sem esforço tem relação com Júpiter. A casa XI é a segunda casa a partir da casa X. Além do dinheiro que pode vir sem esforço, Júpiter ratifica a sua relação com os temas pecuniários ao jubilar na casa XI, pois neste local está resguardada a remuneração que recebemos pelo nosso trabalho.

Créditos da imagem: Pintura "Cornucopia", de Andre Dluhos, de 2018.



Marte


Continuando a série de artigos sobre os planetas, falarei sobre Marte hoje. Conhecido como o pequeno maléfico, Marte é extremamente quente e seco, sendo ainda mais exacerbado em sua secura. A órbita de Marte está imediatamente localizada após àquela que aparentemente é realizada pelo Sol. Em Tetrabiblos, de Ptolomeu, observamos que esta proximidade explica o calor e a secura que Marte compartilha com o Sol.
Áries e Escorpião são os dois domicílios de Marte e Capricórnio é a sua exaltação. A partir de suas duas moradas, Marte envia um aspecto de quadratura ao domicílio dos luminares. Áries forma uma quadratura com o signo de Câncer e Escorpião forma este mesmo aspecto com o signo de Leão. Logo, se pode afirmar que a quadratura é um aspecto tipicamente marcial: desafiador, inamistoso e conflituoso. A quadratura também é indicadora de movimento e resoluções.
Marte é um significador essencial de conflitos, rapidez, cortes, acidentes e militarismo. A sua cor é o vermelho. Vermelho este que está em nosso sangue, principalmente nas hemácias. Mas, de um modo geral, o sangue é regido por Marte, pois nele estão contidas as células de defesa, ataque e preservação da integridade corpórea. A luta e a reação são processos marciais, seja em níveis físicos ou mentais. No corpo humano, Marte ainda rege a cabeça, as veias, os órgãos genitais, os rins e a bile.
Marte tem o seu júbilo na casa VI, que é um local de doenças, inimizades e sofrimento físico. Ao lado do Sol, Marte rege o temperamento colérico, cuja natureza é quente e seca. Os climas áridos, com estas mesmas propriedades, são regidos por Marte. Um deserto arenoso, com poucos arbustos e pedras, de solo infértil é um bom local para representar a sua regência. Marte rege minerais como o ferro, o arsênico e o enxofre.
A casa que abriga Marte no mapa natal costuma sinalizar uma região de nossas vidas que é permeada por muitos conflitos e cujo emprego de nossa energia vital, principalmente quando este significador tem poder no ascendente da carta, é notório. Quando ocupa as suas próprias dignidades, com ênfase para as maiores, que estão dispostas em Áries, Escorpião e Capricórnio, Marte promete vitória após o decurso das batalhas travadas. Como se trata de um planeta maléfico, a dignidade celeste não basta para afastar os males atrelados a Marte. Se for regente das casas VI, VIII ou XII, estiver em má configuração com os luminares ou com Saturno, significará, inevitavelmente, algum dano.
Marte também costuma ficar bem colocado nas cartas noturnas, em signos de água e em casas astrológicas afortunadas. Os bons olhares de Vênus ou Júpiter mitigam as suas manifestações mais perigosas. Nos ângulos natais, Marte costuma imprimir a sua natureza bélica e incisiva com maior poder. No ascendente, fornecerá cólera ao temperamento, tenacidade física e exposição a perigos e acidentes. No meio do céu, indica os mesmos riscos ao corpo, com chances de exposições públicas negativas, má fama geral e conflitos com figuras hierarquicamente superiores. No descendente sinaliza litígios conjugais e parceiros de disposição marcial. Na casa IV, denota perigos súbitos ao nativo e conflitos familiares. Em todos os ângulos, mas principalmente no meio do céu e no ascendente, poderá representar forte influência sobre as atividades profissionais que o indivíduo desenvolverá.

Créditos da imagem: Pintura "Mars Vanquishing Ignorance", de Antoon Claeissens, de 1605.



Sol


Hoje é o dia do Sol, que cada vez mais cedo nos contempla com sua luz, à medida em que se aproxima o solstício de verão no hemisfério sul. Chega o momento de falar sobre ele. O luminar diurno tem o signo de Leão como o seu domicílio e se exalta em Áries, signo que marca o ponto vernal e o início da primavera no hemisfério norte.
O Sol é um planeta significador de brilho, poder e nobreza. O Sol e Saturno são os dois planetas que regem com maior propriedade o poder, a autoridade e o princípio masculino. Os dois astros são significadores essenciais do pai. Ambos os planetas são antagônicos e inimigos naturais. O poder solar é nobre, real e cheio de brilho. Se trata do rei e não por acaso é o astro que recebe tal alcunha popularmente. Saturno é o poder democrático, a autoridade que se constrói com o tempo e é conduzida pelas massas.
O amplo antagonismo entre o Sol e Saturno pode ser facilmente percebido pela colocação de seus domicílios e exaltações. Leão, o domicílio do Sol, forma uma oposição com Aquário, a principal morada e alegria de Saturno. O Sol se exalta em Áries, onde Saturno está em queda. De modo contrário, Saturno se exalta em Libra, signo no qual o Sol experimenta a sua queda. Áries e Libra também formam uma oposição.
O Sol ilumina e costuma trazer sua natureza masculina, ativa e benéfica para a casa astrológica que ocupa no mapa natal. Se está em bom estado celeste e livre de aflições, o Sol pode ser considerado uma presença afortunadora. Os bons aspectos do Sol trazem vigor e um pouco de orgulho. Os contatos do Sol com o ângulo ascendente fornecem animação e componente colérico ao temperamento. Também podem conceder brilho pessoal, intuição, inteligência e espiritualidade. O Sol tem o seu júbilo na casa IX e a sua conexão com os temas espirituais é estreita.
Se o Sol estiver colocado no ângulo ascendente e forte, poderá denotar uma personalidade marcante, querida por muitos e iluminadora das pessoas e ambientes por onde passa. Na casa X, principalmente se estiver em conjunção com o meio do céu, sinaliza poder e algum grau de fama. Se estiver conjugado com uma estrela benéfica e afortunada, como Regulus ou Spica, e em aspecto fluente e receptivo com Júpiter, testemunha favoravelmente para muito sucesso, reconhecimento e poder.
Costuma ser dito que o Sol é benéfico à distância e maléfico pela sua proximidade, no que concerne a sua relação com os demais astros errantes. Assim como Marte, o Sol é extremamente quente e seco. Uma das características do Sol é o egocentrismo. Nada brilha junto com ele, a exceção dos planetas que experimentam o singular momento Cazimi, quando estão em conjunção praticamente exata com o Sol e brilham em seu coração. Todo e qualquer planeta que estiver sob os raios do Sol, com sua luz invisível, será mais frágil em seu poder e representação na carta astrológica. Se o planeta estiver combusto, em conjunção com o Sol, e, no caso dos planetas inferiores, que são Mercúrio e Vênus, ainda experimentarem a retrogradação, estarão muito enfraquecidos.
No corpo humano, o Sol rege a visão, o cérebro, os nervos e o coração, de acordo com Ptolomeu, Valens e também nas palavras de Lilly. A maioria dos autores ainda enaltece o Sol como o governante do espírito anímico que singularmente ocupa e concede vida ao corpo físico. Dos metais, o Sol rege o ouro. O Sol rege os palácios reais e os templos de natureza rica e exuberante. Hoje fiquemos com o brilho do Sol, estampado neste pequeno artigo.

Créditos da imagem: Pintura "Impressão, nascer do Sol", de Claude Monet, de 1872.



Vênus


Chega o momento de falar sobre Vênus nesta série de artigos sobre os planetas que apresento para vocês. Se trata do pequeno astro benéfico, a fortuna menor. Vênus, assim como Júpiter, é um planeta essencialmente benéfico. Possui o seu júbilo e analogia caldaica na casa V e governa temas como os prazeres, o sexo, a boa fortuna, a fertilidade, os filhos, a música e as artes em geral.
A analogia temperamental de Vênus é divergente conforme o entendimento de muitos autores. A leitura de Tetrabiblos, de Ptolomeu, sugere que o menor astro benéfico é moderadamente quente e úmido, do mesmo modo que Júpiter, possuindo uma relação com o temperamento sanguíneo. Todavia, Vênus pertence ao séquito lunar e noturno, sendo considerado um planeta feminino. Dessa forma, Vênus pode ser tomada como um astro moderadamente frio e úmido, que, ao lado da Lua, possui ligação com o temperamento fleumático. Entendo e pratico através deste último entendimento, que vai ao encontro das ideias de Abu Ma’shar e Al-Biruni, autores medievais da Astrologia, até William Lilly, astrólogo do período renascentista.
No mapa natal, independentemente de sua determinação particular e acidental, sempre será um significador essencial de amor e romances. A sua colocação na natividade revelará nuances da vida amorosa do nativo, desde a sua sorte afetiva até às particularidades que permearão este tão relevante tema ao longo de sua trajetória vital.
Vênus tem como domicílios os signos de Touro e Libra e se exalta no feminino, noturno e fleumático signo de Peixes. Do mesmo modo, Vênus experimenta a debilidade maior de exílio nos signos de Áries e Escorpião. A sua queda ocorre em Virgem, um frio, seco e estéril signo regido por Mercúrio.
Estas colocações me permitem dissolver alguns mitos. O primeiro deles é o da boa relação entre Vênus e Marte, de cunho amoroso e concorde. Os dois planetas alternam dignidades e debilidades celestes maiores e a ideia que soa como mais clara é a da distinção de naturezas e oposição de significados. De fato, poderá ocorrer atração e lascívia representadas nas figuras de Vênus e Marte. Mas isto é pouco diante dos valores opostos que representam. A fortuna menor contra o pequeno maléfico. Vênus, dentro de suas possibilidades na carta astrológica, tentará representar circunstâncias atenuantes para os males significados por Marte. De um modo geral, pode ser dito que, assim como Saturno, Marte também opera como um potencial corruptor dos valores essenciais de Vênus.
O outro mito que cede em um estudo mais apurado sobre Vênus é aquele da relação do signo de Escorpião com sexo. Esta conexão até pode acontecer dentro da singularidade de um tema natal, mas apenas através de circunstâncias acidentais que coloquem Marte em determinação à casa V. Sexo, em um sentido puro e essencial, é um tema venusiano e que encontra na quinta casa o seu “locus” de representação. Não pode, de forma alguma, o signo que representa o exílio de Vênus ter uma relação essencial com este tema.
Seguindo um entendimento semelhante, também cai a analogia mais estreita entre signos e casas astrológicas. Vênus experimenta a sua queda em um signo frio, seco e de componente estéril, que é Virgem. Este signo mercuriano concorda em sua infertilidade com o signo de Leão, que costuma ser associado erroneamente à casa V, que é um templo de fertilidade venusiano.
O gosto elevado pelos prazeres pode ser observado em natividades nas quais Vênus está muito poderosa. Caso típico de quando ela está fortemente angular, governa muitos pontos e planetas importantes na carta natal ou sustenta uma posição de grande singularidade, como nos casos em que é o Almuten Figuris da genitura. Se nestes casos Vênus estiver em suas dignidades celestes maiores ou menores somadas, pode ser esperada uma vivência afetiva e sexual mais natural e alinhada ao padrão social predominante. Se Vênus estiver em suas debilidades ou nos outros signos que são regidos pelos planetas maléficos, aflita por Marte, Saturno ou ambos, menos trivialidades são esperadas e manifestações afetivas e sexuais mais exacerbadas ou desalinhadas do “modus vivendi” da sociedade na qual o nativo está inserido podem ser materializadas em sua vida.
Se igualmente Vênus estiver afortunada e angular, no ascendente, fala a favor de beleza. No meio do céu, atesta favoravelmente para profissões venusianas. Na casa VII pode indicar um afetuoso e afortunado casamento. Em todos os ângulos, em maior ou menor medida e respeitados outros fatores de avaliação da vida profissional do nativo, poderá representar atividades laborais venusianas. Esteticistas, cantores, cozinheiros, prostitutas, pintores, dentre outras profissões que trabalham diretamente com os sentidos humanos e com o bem estar físico, são regidas por Vênus.
Dos dias da semana, Vênus rege a sexta-feira. No corpo humano e de acordo com os textos de Ptolomeu, Valens, Al-Biruni e Lilly, Vênus governa o olfato, o tecido adiposo, as partes íntimas e os rins, podendo representar doenças nestes órgãos quando aflita. Vênus governa o sabor doce e todas as iguarias deliciosas. Se a menor fortuna estiver em mau estado no mapa natal, for regente de alguma casa maléfica, principalmente VI ou XII e estiver conectada ao ascendente, seu planeta regente, à Parte da Fortuna ou à Lua, o nativo pode ter problemas de saúde a partir da ingestão deste tipo de alimentos. Falo de diabetes e outras patologias precipitadas por elementos nutricionais.
Vênus é o mais brilhante de todos os planetas. Talvez por isso fale das mulheres em geral e da mãe nas natividades diurnas. A sua cor é pujante, de branco à palha, esverdeada para alguns. É sempre um prazer falar sobre Vênus.




Créditos da imagem: Pintura "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli, de 1483.


Mercúrio


O astro que hoje figura na série de pequenos artigos sobre os planetas é Mercúrio. Dentre todos os astros errantes tradicionais e visíveis, Mercúrio é aquele que possui a órbita mais próxima do Sol, não se afastando mais do que 27 graus do luminar diurno. A observação de Mercúrio no céu, em seus períodos de maiores elongações, sempre se dá logo antes do nascer do Sol, nos casos em que está oriental, ou logo após o ocaso, quando se apresenta como um planeta ocidental.
Mercúrio é um astro camaleônico e conversível. Não se trata de um luminar, fortuna ou infortuna, de modo essencial. A qualidade e operação de Mercúrio em uma determinada carta astrológica sempre depende, além do seu estado celeste, das associações planetárias que forma. É comum dizer que Mercúrio pode ser considerado benéfico se estiver com Vênus, Júpiter ou bem configurado com a Lua. De modo contrário, Mercúrio se torna maleficiado se estiver unido com Marte, Saturno ou demasiadamente afligido pelos luminares. Em muitos casos, Mercúrio formará múltiplas associações, com planetas benéficos e maléficos, e o teor resultante de seu caráter deverá ser ponderado e julgado com cuidado.
Mercúrio é considerado um astro frio e seco, em moderação, pela maior parte dos autores. A natureza elementar essencial de Mercúrio permite que ele seja concorde com Saturno, cujas propriedades naturais também são frias e secas. A associação de Mercúrio com Saturno inclina aos estudos e a todo tipo de ciência. As configurações formadas por Mercúrio e Marte gozam de uma reputação pior. Há representação de astúcia e lógica mental. Todavia, Marte parece cooptar Mercúrio para más representações com enorme facilidade. As uniões de Mercúrio e Marte podem representar violência, mentiras e maledicência.
Mercúrio é um dos planetas classicamente ligados aos ofícios. Ele governa todas as atividades profissionais que tenham o exercício da mente, da intelectualidade e da linguagem como o seu caráter principal. Mercúrio rege professores, astrólogos, contadores, burocratas, escribas e comerciantes. Os signos de Gêmeos e Virgem são os seus dois domicílios, sendo que este segundo signo também é o lugar de sua exaltação. Os seus locais de exílio são os dois signos de Júpiter, Sagitário e Peixes, sendo que neste último signo de água Mercúrio também experimenta a debilidade maior de queda. No corpo humano, Mercúrio governa o pensamento, a linguagem, o sentido da audição, a vesícula biliar e os intestinos.
De modo isolado, Mercúrio não é um planeta de forte representação. Ele depende de associações com os demais planetas ou estrelas fixas para imprimir o seu significado de modo mais marcante em mapa astrológico. Ainda assim, Mercúrio demonstra força ao ser o planeta que é menos afligido pela combustão. A proximidade com o Sol lhe é comum e não usufruir de seu próprio brilho no céu durante a maior parte do tempo é uma particularidade tipicamente mercuriana.
Mercúrio tem o seu júbilo na primeira casa, o local do ângulo ascendente, que fala do corpo e, em especial, da cabeça, e que marca um dos pontos de divisão entre os hemisférios diurno e noturno de uma carta astrológica. O caráter masculino ou feminino de Mercúrio também é conversível. No Oriente, em signos masculinos ou configurado com planetas desta natureza, como Marte, Júpiter e Saturno, assume uma disposição masculina e diurna. Quando está ocidental, em signos femininos e ligado à Lua ou Vênus, se apresenta como um significador feminino e noturno. Mercúrio é dúbio, incerto e instável. Um astro comunicador e mensageiro, que rapidamente transita entre o oriente e o ocidente, comunicando hemisférios, planetas e suas virtudes.

Créditos da imagem: Desenho "O Homem Vitruviano", de Leonardo da Vinci, de 1490.




Lua


Neste último artigo sobre os sete planetas clássicos e visíveis, chega o momento de falar sobre a Lua. O luminar noturno é o astro cuja esfera orbital está mais próxima da Terra, comunicando as demais esferas planetárias com o mundo sublunar. Por este motivo, a Lua é o planeta mais importante em Astrologia Horária e Eletiva.
A Lua é o astro governante do séquito noturno, do qual Vênus e Marte também fazem parte. A luz da Lua é passiva e feminina e reflete a luz do Sol, cuja natureza é masculina e diurna. Em natividades noturnas, a Lua é o astro preferencial para a eleição do Hyleg, que é o planeta doador da vida. Nestas mesmas cartas natais, a Lua é um significador essencial da figura materna e, em temas masculinos, fala a respeito do casamento. A Lua é um astro que fala das mulheres, de um modo geral.
O domicílio da Lua é o signo de Câncer e a sua exaltação ocorre no signo de Touro. Inclusive, enquanto escrevo este texto, a Lua está transitando por Touro, exaltada e crescente em luz. As debilidades maiores da Lua estão dispostas nos signos de Escorpião e Capricórnio, seus locais de queda e exílio, respectivamente.
A Lua fala de vida e do corpo físico. A partir de uma fórmula que envolve o ascendente e a posição dos dois luminares se calcula a Parte da Fortuna, que é essencialmente um lote lunar, receptivo, conectado à saúde e essencialmente afortunado. A fórmula inversa nos conduz à Parte do Espírito, que é um lote de natureza solar, ativo e ligado às ações. O tema dos lotes será objeto de estudo em um outro artigo.
O luminar noturno também fala de popularidade e reconhecimento. É o astro significador das massas. Quando a Lua aparece colocada em casas angulares, principalmente na casa X e próxima ao meio do céu, existe a indicação de fama e popularidade para o nativo. Se estiver em suas próprias dignidades ou assistida e recebida pelo aspecto de planetas afortunados, pode sinalizar uma carreira de muito sucesso.
A Lua é fria e úmida, cooperando favoravelmente para o temperamento fleumático. No corpo humano, a Lua rege o paladar, o estômago e o ventre, de acordo com Ptolomeu. A respiração, o baço, os seios e a medula são acrescentados por Valens. A Lua também está ligada à visão, representando, em especial, o olho esquerdo dos homens e o olho direito das mulheres, de acordo com Lilly.
O júbilo da Lua ocorre na casa III, que fala, dentre outros temas, sobre movimento, mensagens e viagens curtas. Faz parte da natureza lunar a fluidez e a rapidez. O seu ciclo revolucional completo se dá em torno de 29 dias e contrasta com os 29 anos que Saturno necessita para cumprir a mesma trajetória pelos signos zodiacais.
A Lua é a senhora da noite e não raramente falo dela aqui na página. Muitas vezes gosto de registrar os seus encontros com os demais astros errantes e estrelas fixas. A Lua é sempre inspiradora e nos convida para a observação do céu noturno. Hoje, a Lua e Vênus formarão um afortunado sextil, unindo dois significadores femininos, repletos de dignidade celeste e colocados nos locais de suas exaltações.

Créditos da imagem: Pintura "A Noite Estrelada", de Vincent van Gogh, de 1889.

Um comentário: