quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Mercúrio e Vênus Retrógrados


Na manhã da próxima sexta-feira, Mercúrio inicia o seu primeiro ciclo de retrogradação anual. São três, ao todo. É notório que sempre que Mercúrio fica retrógrado, um grande temor toma conta do meio astrológico popular.

São as panes tecnológicas e de comunicação. As mensagens que não chegam. Os problemas com entrega de compras e documentos. Embora exista uma incidência maior destes problemas em retrogradações de Mercúrio, tais eventos jamais podem ser relacionados de forma isolada aos movimentos do astro mensageiro.

Eu sempre aconselho a tomar mais cuidado quando Mercúrio acumula aflições. A retrogradação, somada à combustão, mal estado geral da Lua e aflições de Marte ou Saturno. Em Astrologia Eletiva, mais cuidado com a assinatura de documentos importantes, celebração de contratos, abertura de empresas.

Durante quinze dias, teremos a sobreposição de Mercúrio e Vênus retrógrados. São os dois astros com a órbita inferior à da Terra. Eles fazem sua dança em moradas saturninas. Mercúrio sai de Aquário e vai para Capricórnio, onde Vênus está e ficará até março.

A retrogradação de Vênus é muito menos comentada e pode ser considerada mais importante e preocupante sob a ótica da Astrologia Tradicional. Ocorre a cada um ano e meio e conduz à combustão um astro noturno, frio e úmido, que não está acostumado com o calor do Sol.

Com Mercúrio e Vênus retrógrados, estão desaconselhados os empreendimentos formais de ordem afetiva, por exemplo. Se a ideia é casar, espere um pouco. Uma eletiva com este céu se torna bem complicada.

Outra simbologia para a retrogradação conjugada dos dois planetas inferiores – Marte, Júpiter e Saturno são considerados superiores, pela sua relação orbital com a Terra – é a possibilidade de revisão de decisões, mudanças e revezes. Preste atenção em documentos e contratos e, se possível, deixe o que for mais importante para o início de fevereiro. Caso necessitem, me contatem para elaborar uma Eletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário