sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Os Trânsitos do Céu do Final de Janeiro e Início de Fevereiro de 2022

Este mês termina com a conclusão do ciclo de retrogradação de Vênus, em Capricórnio. A menor fortuna chega a sua segunda estação e retoma o movimento direto na manhã de sábado. De acordo com Bethem, um planeta retrógrado, prestes a se tornar estacionário e a voltar ao movimento direto, é como um homem que vai recuperar a sua saúde.

Vênus renasce no Oriente e se torna um planeta visível nas madrugadas agora. Purificada após a combustão, livre dos raios do Sol e retomando seus passos na direção habitual, melhora consideravelmente o seu estado cósmico.

A retrogradação de Vênus ocorre a cada um ano e meio, aproximadamente. Possui uma simbologia de aflição para temas artísticos e afetivos. Também pode representar, a depender do contexto da natividade, mudanças de direcionamento no amor, revisão de decisões tomadas nesta seara e o reaparecimento de relacionamentos mal resolvidos.

A companhia de Vênus nas madrugadas será Marte, que a recebe em Capricórnio. Os dois planetas formarão duas conjunções nos próximos meses, em Capricórnio e Aquário. Tratei deste tema no artigo anterior. Vênus e Marte em conjunção tem relação com paixões, lascívia e litígios conjugais.

Mercúrio deixou Aquário e está em movimento retrógrado por Capricórnio. Seu dispositor segue sendo Saturno, e Marte se soma agora. Aquário concede dignidade de triplicidade noturna a Mercúrio e fomenta suas expressões essenciais, que remetem à escrita, retórica, ciência, comunicação e conhecimento. Capricórnio é um local propício para ideias repletas de praticidade e pragmatismo.

Saturno está combusto em seu domicílio diurno, em Aquário. Os dois astros poderosos e antagonistas lado a lado. Bethem também afirma que um planeta combusto em sua própria casa é como um homem que está confinado pelo seu rei. Saturno perde poder durante a combustão, mas depois renascerá forte no Oriente, rápido em seu movimento e pleno senhor de sua luz em sua principal morada.


domingo, 23 de janeiro de 2022

O Trânsito de Marte em Capricórnio e suas Conjunções com Vênus

Nesta semana, Marte ingressa no signo de Capricórnio, onde conquista a dignidade celeste maior de exaltação. O planeta guerreiro tem como qualidades primitivas o excesso de calor e secura. Os signos cardinais, caso de Capricórnio, fomentam a cólera, o movimento e o caráter abrupto, típicos de Marte.

Um planeta exaltado está naturalmente fortificado e elevado, podendo ganhar contornos de exagero em sua expressão. Em Capricórnio, Marte avançará ao encontro de Vênus, que está retrógrada até o final do mês.

Vênus e Marte farão uma singular dança nos signos de Capricórnio e Aquário. Em condições normais, Vênus é muito mais rápida do que Marte e suas conjunções se desfazem depressa. Como a menor fortuna recupera lentamente o seu movimento direto e velocidade, Vênus e Marte ficarão unidos até abril e visíveis no céu matutino.

Em Capricórnio, Vênus será recebida por Marte no signo de sua exaltação. Ao contrário do que é dito nos meios astrológicos populares, Vênus e Marte estão muito longe de representar um casal perfeito. Juntos, significam lascívia, paixões e litígios. A recepção ameniza os malefícios a Vênus e seus temas, dentre eles, os relacionamentos e afetos.


Créditos da imagem: Obra"Allegory of Peace and War", do pintor italiano Pompeo Girolamo Batoni, de 1776.


De modo singular e em movimento mais rápido, Marte se aplica a Vênus e a primeira conjunção perfeita é formada em 16 de fevereiro, no 17° de Capricórnio. Mais rápida do que Marte, Vênus se aplica e forma uma nova conjunção perfeita no 1° grau de Aquário, em 06 de março.

As conjunções de Vênus e Marte, em Capricórnio e Aquário, aparecerão em muitos temas de Revolução Solar. Podem ser importantes para a seara afetiva se algum destes planetas for um cronocrata ativo. Me refiro a senhor de Firdaria, seus subperíodos e regente do ano.

Em Astrologia Mundial, o trânsito de Marte em Capricórnio afeta a décima casa da carta do ingresso solar neste signo. Marte tocará o Sol, Mercúrio, Vênus e o próprio meio do céu. Neste tema mundano, Marte governa o ascendente, a Parte da Fortuna e a casa VIII.

Marte pode representar problemas aos sistemas informacionais do governo e aos transportes, considerando a conjunção que formará com Mercúrio, senhor da casa III. A conjunção com o Sol, regente de V e com Vênus, pode materializar riscos para mulheres eminentes e artistas. Vênus rege as casas II e VII. Algum prejuízo ao comércio, relações internacionais e indicadores econômicos.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Mercúrio e Vênus Retrógrados


Na manhã da próxima sexta-feira, Mercúrio inicia o seu primeiro ciclo de retrogradação anual. São três, ao todo. É notório que sempre que Mercúrio fica retrógrado, um grande temor toma conta do meio astrológico popular.

São as panes tecnológicas e de comunicação. As mensagens que não chegam. Os problemas com entrega de compras e documentos. Embora exista uma incidência maior destes problemas em retrogradações de Mercúrio, tais eventos jamais podem ser relacionados de forma isolada aos movimentos do astro mensageiro.

Eu sempre aconselho a tomar mais cuidado quando Mercúrio acumula aflições. A retrogradação, somada à combustão, mal estado geral da Lua e aflições de Marte ou Saturno. Em Astrologia Eletiva, mais cuidado com a assinatura de documentos importantes, celebração de contratos, abertura de empresas.

Durante quinze dias, teremos a sobreposição de Mercúrio e Vênus retrógrados. São os dois astros com a órbita inferior à da Terra. Eles fazem sua dança em moradas saturninas. Mercúrio sai de Aquário e vai para Capricórnio, onde Vênus está e ficará até março.

A retrogradação de Vênus é muito menos comentada e pode ser considerada mais importante e preocupante sob a ótica da Astrologia Tradicional. Ocorre a cada um ano e meio e conduz à combustão um astro noturno, frio e úmido, que não está acostumado com o calor do Sol.

Com Mercúrio e Vênus retrógrados, estão desaconselhados os empreendimentos formais de ordem afetiva, por exemplo. Se a ideia é casar, espere um pouco. Uma eletiva com este céu se torna bem complicada.

Outra simbologia para a retrogradação conjugada dos dois planetas inferiores – Marte, Júpiter e Saturno são considerados superiores, pela sua relação orbital com a Terra – é a possibilidade de revisão de decisões, mudanças e revezes. Preste atenção em documentos e contratos e, se possível, deixe o que for mais importante para o início de fevereiro. Caso necessitem, me contatem para elaborar uma Eletiva.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Os Trânsitos do Céu de Janeiro de 2022



O mês de janeiro começou com amplo domínio de Saturno sobre o céu. É o planeta dispositor da última lunação, em Capricórnio, e temos, além do Sol, Mercúrio e Vênus em moradas saturninas.

Vênus se aproxima da combustão, que representa o momento de maior debilidade da menor fortuna durante o seu ciclo de retrogradação. A conjunção com o Sol ocorre no domingo e Vênus começa a se deslocar para o hemisfério oriental.

Sua luz reaparece na segunda quinzena do mês, como uma estrela matutina. No final de janeiro, Vênus retoma o seu movimento direto. A retrogradação combinada à combustão pede atenção, cuidado e decisões sábias na esfera afetiva.

Mercúrio está em Aquário, signo onde possui a dignidade celeste de triplicidade noturna. O astro se sente confortável nos signos de ar, onde bem expressa a comunicação verbal e escrita.

Saturno recebe Mercúrio em sua morada e alegria. Esta dupla de planetas, que governa o temperamento melancólico, possui muita afinidade. As boas combinações entre Mercúrio e Saturno evocam os mais elevados saberes e ciência.

Diz-se que, quando Mercúrio está nas casas de Saturno e afortunado, faz o nativo capaz de aprender praticamente tudo. Denota inteligência e saber.

A conjunção perfeita com Saturno não ocorre agora, pois Mercúrio ficará retrógrado. Teremos uns quinze dias de Mercúrio e Vênus retrógrados ao mesmo tempo. A segunda quinzena do mês pode ser marcada por mais mudanças e reversões de decisões.

Hoje é o dia do astrólogo. Celebremos esta arte tão fantástica, capaz de decifrar os tempos da Terra nos céus. Mercúrio e Saturno, lado a lado em Aquário, neste dia de Júpiter, representam muito bem o saber, a técnica e a seriedade que banham todos aqueles que bem praticam a Astrologia Tradicional.

sábado, 1 de janeiro de 2022

O Trânsito de Júpiter em Peixes em 2022

Hoje é o primeiro dia de 2022 e para ele reservei este pequeno artigo sobre o trânsito de Júpiter pelo signo de Peixes, seu domicílio noturno. O ingresso do maior astro benéfico em uma de suas moradas ocorreu na última quarta-feira.

Júpiter ficará em Peixes até o dia 10 de maio de 2022, quando avançará para o signo de Áries. Em movimento retrógrado, retornará para Peixes no final de outubro, até realizar o seu ingresso definitivo em Áries, próximo à data do ingresso solar em Capricórnio de 2022.

Júpiter já tinha feito uma breve passagem por Peixes em 2021, entre os meses de maio e julho. Marcou um período de maior estabilização da pandemia e avanço da campanha de vacinação no Brasil. Júpiter em Peixes, agora, estará presente na carta do ingresso solar em Áries de 2022. Um tema para o novo ano astrológico, que começa em março.



Desde o final de 2019, quando ingressou em Capricórnio, Júpiter estava sob o domínio de Saturno. A pandemia e a crise econômica se instauraram neste desequilíbrio de forças entre os dois cronocratas. Agora o equilíbrio se restabelece. Apenas pela combinação dos trânsitos de Júpiter e Saturno é de se esperar maior fartura e um processo de recuperação das condições sanitárias mundiais.

Para as natividades, Júpiter em Peixes pode representar benefícios para aqueles que possuem o Sol, a Lua, o ascendente, o meio do céu e a Parte da Fortuna colocados neste signo das fortunas. Sorte, boa espiritualidade, fertilidade, melhoria das condições de saúde e financeiras.

É importante sempre observar que se trata de um trânsito, que não deve ser superestimado em termos de técnicas preditivas. As bênçãos de Júpiter podem ser maiores e mais palpáveis se ele for um senhor do tempo ativo para a natividade analisada. São casos típicos de ativação quando Júpiter governa a Firdaria, seus subperíodos, possui a regência do ano, está angular na Revolução Solar ou está ligado a alguma Direção Primária poderosa.

É com este espirito, do grande benéfico Júpiter, da fortuna maior, que abro este ano aqui no site. Desejo a todos seguidores um 2022 repleto de bênçãos e felicidades! Que a humanidade encontre caminhos mais felizes, justos e misericordiosos. Assim é a representação de Júpiter em Peixes.