domingo, 9 de maio de 2021

A Audição na Astrologia Clássica

O sentido da audição está classicamente ligado a Mercúrio e a Saturno. Encontramos estas informações, com algumas variações, nas palavras de diversos autores, como Valens, Ptolomeu, Dorotheus, Al Biruni, Lilly, dentre outros.

Mercúrio rege diversas habilidades sensoriais, dentre elas, a linguagem e a audição. Saturno governa tal sentido e as enfermidades que podem danificar os ouvidos. Marte também pode representar comprometimento auditivo. Para Ptolomeu e Lilly, Saturno governa o ouvido direito e Marte, o esquerdo.

Se podem esperar problemas auditivos quando os dois planetas maléficos essenciais, singularmente ou de modo conjugado, afligirem Mercúrio, envolvendo os signos ou termos do astro mensageiro e, com maior propriedade, se forem senhores ou ocupantes de más casas na figura, como a VI, VIII ou XII.




Me motivou este breve estudo o caráter aguçado e nato da minha audição, que sempre foi capaz de detectar sons mínimos e precisos, identificando defeitos da mais variada ordem em equipamentos e estruturas. Na última semana, com um vazamento de água oculto em minha residência, consegui precisar a sua localização através da audição de um pequeno fluxo na parede, aliado ao silêncio da noite.

A minha natividade conta com um Saturno fora de séquito, em carta noturna. Ele, o senhor do ascendente, está com Marte, que o recebe em Escorpião. Mercúrio em Aquário se separa de uma quadratura com Saturno e se aplica a Marte. Os dois planetas maléficos essenciais estão nos termos de Mercúrio. Marte é senhor de XII e Saturno, um Anareta natural.

Penso que a recepção, de uma infortuna para com a outra e de Saturno para com Mercúrio, aliada à relação por antíscios dos significadores, atuam como circunstâncias mitigatórias da aflição, não comprometendo o sentido. Estas eram as palavras que gostaria de compartilhar com vocês hoje. Uma ótima semana, leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário