No último dia 22 de setembro, o Sol realizou o seu ingresso no signo de Libra. Apesar de ter gerado a carta em meu software, não tive a oportunidade para me debruçar sobre ela e lançar um artigo específico sobre sua interpretação à época. Todavia, eventos importantes que ocorreram na semana que finda hoje, me motivaram a escrever algumas palavras a título de aprendizado e exercício da técnica astrológica.
Os dois eventos marcantes ocorreram na terça-feira e ainda perduram em suas consequências. O Superior Tribunal de Justiça – STJ e outros diversos órgãos ligados ao governo federal e ao próprio sistema judiciário sofreram um ataque hacker em seus servidores e redes, que já é considerado o maior da história do país. O STJ foi a instituição mais afetada e a previsão atual é de que as atividades do órgão se normalizem na próxima semana.
O outro evento marcante diz respeito ao apagão energético no estado do Amapá. Um incêndio em uma subestação de energia elétrica deixou um dos estados brasileiros mais setentrionais não apenas às escuras, mas em situação caótica diante do desabastecimento de alimentos, água, medicamentos e combustíveis. As previsões de restabelecimento do fornecimento de energia informadas pelas autoridades não são positivas. Se fala em quinze dias, a contar da data de instauração da pane no sistema elétrico da região.
Mas, o que os dois eventos têm em comum? Em ambos os casos, o governo está diretamente envolvido, seja para apurar responsabilidades ou promover condições de sanar as graves falhas apresentadas. As redes de transmissão foram afetadas nos dois eventos, seja pela ação do fogo ou pelo plantio de um malware. Tecnologia presente em ambos.
Na carta do ingresso solar em Libra, encontramos o planeta Mercúrio em condição bastante comprometida. O astro mensageiro caminhava para o sitiamento, condição que abordei em minha página e que ocorrera um dia após o ingresso. Mercúrio, a partir de sua posição em Libra, se aplicava por quadratura a Saturno em Capricórnio e por oposição a Marte em Áries.
Mercúrio é o senhor da casa X na referida carta de ingresso e representa o governo durante os três meses de vigência do tema. Mercúrio é o astro que fala de telecomunicações e entendo que as redes de dados se encaixam muito bem aqui. As outras redes, de energia elétrica, também transmitem sinais, ainda que diferentes e em níveis de tensão infinitamente maiores. Todavia, também se trata de uma espécie de dados. Em ambos os casos, tecnologia e Mercúrio.
Marte é o planeta responsável por representar fogo e incêndios. Saturno fala a respeito de poder e infraestrutura. Conjugados e afligindo Mercúrio, os dois astros maléficos essenciais, dentre seus outros maus predicados, costumam indicar acidentes diversos conectados às áreas tecnológicas e informacionais, como apagões energéticos e quedas de sistemas.
Chamou a minha atenção o fato de que Mercúrio, que estacionava e recuperava o seu movimento direto, transitava muito próximo, por grau, de sua posição na carta do ingresso solar em Libra, reativando a má configuração com Marte e Saturno. Aqui, também ajudo a desfazer o mito das grandes calamidades conectadas a Mercúrio retrógrado. Os dois eventos severos ocorreram exatamente no dia em que o astro mensageiro se preparava para avançar em seu movimento.
Devemos ficar atentos a outros episódios de natureza análoga, pois a carta tem validade até o próximo ingresso cardinal do Sol, em Capricórnio. Temos eleições neste mês. Talvez, o risco seja maior em meados de dezembro, pois Marte vai se aproximar muito da configuração aflitiva que formava com Mercúrio e Saturno, avançando em seu trânsito pelo signo de Áries.
Nenhum comentário:
Postar um comentário