quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Nodo Norte em Áries e Nodo Sul em Libra



Em julho, os nodos lunares trocaram de signo. Esta mudança acontece aproximadamente a cada um ano e meio. A última troca de signo do eixo nodal havia ocorrido em dezembro de 2021. Os nodos lunares deixaram o eixo de signos Touro-Escorpião e ingressaram em Áries-Libra agora.

O Nodo Norte, também conhecido como a Cabeça do Dragão, ingressou em Áries, enquanto o Nodo Sul, também chamado de Cauda do Dragão, adentrou Libra. A primeira e maior implicação desta mudança reside nos eclipses. Gradativamente, os eclipses do Sol e da Lua ocorrerão nos signos de Áries e Libra até o final de 2024.

Os nodos são os pontos de intersecção entre a órbita aparente do Sol, chamada de eclíptica, e a órbita da Lua. Quando há uma Lua Nova ou Cheia perto dos nodos, temos eclipse.

O Nodo Norte também é conhecido por nodo ascendente. Sua natureza é masculina, positiva, propensa a aumentar o que toca. Costuma ser benéfico. O Nodo Sul é o nodo descendente, feminino, de natureza antimaterialista, com afinidade a diminuir o que toca. É naturalmente maléfico.




Os trânsitos são a técnica de menor hierarquia na Astrologia Tradicional. Todavia, os trânsitos de Saturno e dos nodos, por serem menos frequentes, podem ter importância maior.

Por exemplo, Saturno leva em torno de 29 anos para retornar a sua posição natal e o mesmo tempo para tocar cada um dos pontos da natividade. O retorno dos nodos acontece entre 18 e 19 anos.

Quem tem planetas e pontos importantes do mapa natal em Áries e Libra (Sol, Lua, ascendente, meio do céu, Parte da Fortuna, regente do ascendente, etc) pode sentir o novo trânsito de uma forma mais intensa. Além do trânsito, também experimentará os eclipses.

A última vez que os nodos estiveram nesta posição foi entre dezembro de 2004 e junho de 2006. Em posição inversa, com o Nodo Norte em Libra e o o Nodo Sul em Áries, entre setembro de 2012 e março de 2014.

Eventos ou natureza de eventos semelhantes a estas épocas podem eclodir novamente. Eu, por exemplo, passei por experiências afetivas semelhantes quando o Nodo Sul passou por Escorpião a partir de 2003 e 2021. Este signo corresponde ao sétimo local a partir do Lote da Fortuna e abriga Marte e Saturno no mapa natal.

O céu, contudo, sempre é mais enfático quando estamos falando de natividades poderosas, que tomam decisões sobre outras. Por exemplo, não sabemos ao certo o horário de nascimento de Vladimir Putin. Mas se sabe que ele tem o Sol, Mercúrio e Saturno em Libra, que serão afetados pelo Nodo Sul e eclipses. Se ele nasceu durante o dia, não é bom para o rei que seu Sol seja afligido durante a guerra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário