sexta-feira, 5 de maio de 2023

O Eclipse Penumbral da Lua em Escorpião em 2023


Hoje tivemos o eclipse penumbral da Lua em Escorpião, no 15º deste signo. O fenômeno não foi visível no Brasil e demais países da América.

O critério de visibilidade é um dos mais importantes para verificar se um eclipse terá poder sobre uma determinada região ou não. A relação de regência entre o signo que abriga o eclipse e determinadas localidades também indica que o fenômeno poderá ser importante.


Zona de Ocultação do Eclipse Penumbral da Lua, dia 05/05/2023 - timeanddate.com

O eclipse desta sexta foi visível no leste europeu, afetando Rússia e Ucrânia. Para estes países, a ocultação parcial da Lua acontece muito próxima ao ascendente.

De acordo com Ptolomeu, quando o eclipse ocorre neste ponto, promete efeitos no primeiro terço do período. Os eclipses da Lua são convertidos em meses tantas quantas forem as horas de sua duração. No caso dos eclipses solares, esta conversão se dá em anos.


Carta do Eclipse Penumbral da Lua em Escorpião, dia 05/05/2023, às 20h35min, Moscou-Rússia


Marte governa o eclipse para a Rússia e a Ucrânia e, em Câncer, se lança na direção de uma quadratura com Júpiter em Áries. Contudo, o aspecto não se completa antes que Júpiter troque de signo. Logo, a recepção será frustrada.

Marte, quando ingressar em Leão, formará quadratura com Júpiter em Touro, sem recepção. Em signo fixos e sendo um deles de fogo, denota militarismo e intransigência. Os acordos se tornam mais difíceis.

Escorpião é um signo de Marte e possui relação com forças militares e policiais. Tal morada está relacionada pela tradição às regiões da Síria, Turquia, norte da África e Escandinávia.

Embora os eclipses totais e parciais sejam mais poderosos, as regiões de sombra e relacionadas a Escorpião podem experimentar seus efeitos. Aposto em reverberações no conflito Rússia-Ucrânia. A atual “estabilidade” de posições da guerra pode estar com os dias contados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário