terça-feira, 3 de janeiro de 2023

O Mapa da Posse de Lula


No último domingo, dia 1º de janeiro de 2023, Lula tomou posse pela terceira vez como Presidente do Brasil. Em 2019, registrei a posse de seu antecessor, Bolsonaro. Na época, apontei que o mandato não seria interrompido. Agora deixo algumas palavras sobre esta nova carta e governo que se inicia.

Alguns posicionamentos são invariáveis. O evento sempre ocorre no primeiro dia de janeiro e no turno da tarde. Logo, o Sol, que governa os reis e autoridades, sempre estará colocado em Capricórnio e em casas como a VIII e a IX. O ascendente em Touro também é recorrente devido ao horário e época do ano.

A carta da posse de Lula, levantada para as 15h05min, em Brasília-DF, apresenta o ascendente em 22º de Touro. A Lua está neste ângulo. É interessante lembrar aqui que Bolsonaro tomou posse com a Lua em Escorpião na casa VII. Os dois antagonistas foram empossados com luas totalmente opostas.

A Lua em Touro no ascendente indica popularidade, apoio das massas ao governo. Esta Lua se aplica por quadratura a Saturno, regente e ocupante da casa X. Na casa que representa o governo, Saturno pode muito bem personificar o presidente velho, experiente. Também indica muitas dificuldades e obstáculos que podem surgir a Lula.




Assim como na carta da posse presidencial anterior, Saturno fala sobre o governo e está em um de seus domicílios. No mapa da posse de Bolsonaro, Saturno estava em Capricórnio, cadente na casa IX e combusto pelo Sol. A posição do senhor de X em IX, enfraquecido, ameaçava com destituição. Julguei que não aconteceria pela recepção, de Saturno para com o Sol. Entretanto, me parece que Bolsonaro foi bastante atormentado durante todo o seu mandato, inclusive com debilitação física.

Saturno em Aquário em X fala do Presidente agora. Está mais forte e menos afligido. Mas, como todo o tema que está sob a égide saturnina, não se pode esperar por facilidades. A quadratura aplicativa Lua-Saturno pode denotar uma popularidade que pode se esvair com o tempo.

O Poder Judiciário aparece com importância focal no tema. Saturno, regente de IX, está angular. O Sol, acompanhado de Mercúrio e Vênus, ocupam a nona casa, que rege tal poder republicano. Pode se materializar uma relação de dependência e controle entre estes dois poderes, considerando que Saturno rege a IX (Judiciário) e está na X (Executivo) e o Sol, que fala do rei (Executivo), está na IX (Judiciário), à disposição de Saturno.

A Economia pode ser um grande desafio para o novo governo. Mercúrio rege a casa II e está peregrino, cadente e retrógrado na casa IX, em Capricórnio. O astro mensageiro também é o dispositor da Parte da Fortuna. Marte está no segundo signo e alerta para o aumento de gastos e dissipação de recursos.

3 comentários:

  1. Parabéns pela análise isenta do que será esse governo e das relações entre casa 9 e 10 e casa 2 .

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a análise, já vemos algumas dessas coisas ditas na análise acontecendo no governo atual.

    ResponderExcluir