domingo, 16 de agosto de 2020

Os Trânsitos do Céu de Agosto - A Quadratura Marte-Saturno em Foco


Neste momento ocorre o trígono perfeito entre o Sol em Leão e Marte em Áries, que já se desenhava há algumas semanas. Conforme postei em artigo anterior aqui na página, esta configuração fluente entre dois significadores extremamente quentes e secos e colocados em signos ígneos marcou a ocorrência de um número maior de eventos envolvendo fogo, com elevada potencialidade em muitos casos.
A expansão do calor e da secura ganharam contornos exponenciais após a quadratura formada por Marte e Júpiter no início deste mês. No dia do aspecto partil ocorreu a grande explosão na região portuária de Beirute, no Líbano. Marte é calor e secura em excesso, enquanto Júpiter é um significador essencial de expansão, que, ao ocupar o signo de Capricórnio, a exaltação de Marte, coopera para com o aumento de ocorrências de eventos marciais – fogo, beligerância, militarismo, acidentes, dentre outros.
Marte caminha agora na direção de uma quadratura com Saturno. O contato hostil dos dois planetas maléficos essenciais não possui uma representação afortunada. Neste ano, a configuração chama a atenção pela sua duração. Marte formará o aspecto com Saturno em seu movimento já bastante reduzido no final deste mês. Em setembro começa o seu ciclo de retrogradação, estendendo a quadratura até final de outubro. Marte lança o aspecto em direção ao signo de sua exaltação, que é Capricórnio, mas Saturno dirige a sua luz para o signo de Áries, local de sua queda. A ausência de recepção e a debilidade saturnina maior envolvida tornam a configuração mais severa.
A depender da orbe utilizada, o mês de novembro também poderá ser considerado como ativo para o aspecto. De todo o modo, Marte e Saturno estarão em signos que formam aspecto quartil até Saturno deixar o signo de Capricórnio definitivamente, o que ocorrerá no início de dezembro. O aspecto será repetido com maior rapidez em janeiro, novamente com Júpiter e Saturno, quando Marte ingressar em Touro e enviar a quadratura aos dois planetas mais lentos em Aquário.
Os contatos duros formados por Marte e Saturno – e também as suas uniões através de conjunção – indicam a confluência de significadores de propriedades muito distintas, que concordam apenas no excesso de secura. Marte é rápido, ígneo, colérico. Saturno é lento, frio e melancólico. A palavra que melhor define os maus contatos entre os dois planetas maléficos essenciais é ruptura.
Esta última palavra pode se manifestar na esfera pessoal das natividades de modo bem explícito. Os maus contatos entre Marte e Saturno costumam representar torções e fraturas. Para aqueles que possuem tais planetas ativos de algum modo no momento e a quadratura impor, pelo seu trânsito à carta natal, alguma aflição mais severa, são recomendados maiores cuidados e cautela. A pele, os ossos e os dentes são os locais prediletos para tais rupturas ocorrerem.
Em termos mundiais, a quadratura Marte – Saturno pode representar a ruptura em diversos níveis. Marte indica a possibilidade de insurgência contra velhas estruturas de poder. Porém, neste caso, o trânsito se torna mais importante para as regiões que vivenciam a possibilidade factível de tais conflitos ou estão à beira do colapso de um poder governamental que não possui mais condições de manter a sua estrutura.
Também é conveniente dar atenção às possibilidades de ruptura de estruturas sólidas – Saturno está em um signo de terra – caso das obras diversas de engenharia, como estradas, ferrovias, edifícios e daquelas maiores, de ordem natural, que são as placas tectônicas. Neste último exemplo, atentar ao princípio da realidade, para aferir locais com reais probabilidades de experimentar tais fenômenos. A análise de cartas de ingresso solar e de eclipses são indispensáveis para filtrar o que é importante e verificar quais as regiões que podem ser afetadas e aquelas que não serão.
Para finalizar, um pouco sobre os planetas inferiores e a Lua. Mercúrio se aplica por conjunção ao Sol e estará fortificado no coração do luminar diurno amanhã, experimentando a efêmera dignidade de planeta cazimi. O astro mensageiro passa para o quadrante ocidental e poderá ser observado no céu noturno após o anoitecer no mês de setembro. Vênus está em sua máxima elongação oriental e brilha forte durante a madrugada, nas horas que antecedem o nascer do Sol. O seu brilho é tão forte que ilumina grandes porções de água, como mares e lagoas, quando está pouco elevada acima do ângulo ascendente. A Lua está em Câncer, domiciliada, mas praticamente sem luz O luminar noturno formará uma quadratura com Marte e uma oposição com Saturno antes de deixar a sua morada. Ela encerra o seu ciclo de luz mensal na terça-feira, quando ocorre a Lua Nova em Leão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário