domingo, 23 de agosto de 2020

A Lua Nova em Leão em 2020

O Sol já ingressou em Virgem e deixou a sua morada celeste ontem. No final da noite da última terça-feira, tivemos mais uma lunação, em Leão, o domicílio do Sol. A carta levantada para Brasília-DF, apresenta o ascendente em Touro, que corresponde à casa V das duas últimas cartas de ingresso solar.
Esta carta tem uma representação mais positiva que a lunação anterior. Em Câncer, o encontro dos dois luminares ocorreu na casa VIII e ascendia a casa XII das cartas de ingresso solar que a precederam. Agora, o Sol e a Lua formam conjunção na casa IV e o ascendente evoca a casa V dos temas de ingresso solar deste ano, ressaltando que no signo de Touro e na primeira carta de ingresso do ano o planeta Vênus estava colocado.
Acima do horizonte estão os três planetas superiores – Marte, Júpiter e Saturno. O pequeno maléfico é a força mais daninha do tema, pois rege e ocupa a casa XII, no signo de Áries. Os dois luminares estão ligados a Marte através de um trígono. A Lua traz a luz de Marte ao Sol. Na casa XII, Marte pode representar algum episódio violento em ambientes de confinamento. Também pode indicar algum surto importante da enfermidade caracterizada como pandemia em ambientes de iguais circunstâncias.

Carta da Lua Nova em Leão em 2020, Brasília-DF.

O Sol rege a casa IV e fala dos partidos que se opõem ao governo. O Sol e Marte formam um trígono e mutuamente se recebem. O contato fluente entre os senhores de IV e XII pode indicar alguma manobra política mais oculta ou maliciosa de entes ligados à dita oposição. Esta representação ganha maior robustez pelo fato da casa IV, que fala da oposição ao governo nos temas de ingresso solar em Áries e Câncer, se dirigir para a casa XII, local onde podemos encontrar Marte na carta da lunação.
A casa IV recebe o foco durante o período, por abrigar a união dos luminares. Este local corresponde à casa VIII dos dois temas de ingresso citados. A oitava casa fala de mortalidade, perdas e do endividamento externo nacional. A lunação ocorre em signo quente e seco e em uma casa ligada às atividades agrícolas. As queimadas ou a falta de chuvas podem prejudicar plantações.

Carta do Ingresso Solar em Áries em 2020, Brasília-DF.

Saturno rege o meio do céu e está em Capricórnio, retrógrado, na casa IX, representando o Poder Executivo no período. Júpiter rege a casa XI e fala das Casas Legislativas. Júpiter está em Capricórnio, em queda, igualmente retrógrado e ao lado do grande maléfico, seu dispositor. Saturno está elevado acima de Júpiter e o domina.
É provável que o governo obtenha vitórias em eventuais votações ao longo do mês. O veto do reajuste dos servidores públicos chegou a cair no Senado, mas logo foi mantido pela Câmara. Há pela frente a costura da votação do veto presidencial da desoneração da folha de pagamento em setembro. Embora o cenário político seja visto como desfavorável ao Executivo no momento, me parece que o governo conseguirá algum acordo a contento com o Legislativo.
A casa IX fala do Poder Judiciário. Saturno rege e ocupa esta casa na carta da lunação. Nas cartas de ingresso, Mercúrio rege a casa IX. Na carta do ingresso solar em Câncer, Mercúrio estava angular, na casa VII. Júpiter em queda e colocado na casa IX pode indicar alguma decisão judicial polêmica ou vexatória. Os Poderes Executivo e Legislativo se relacionam na esfera do outro poder, o Judiciário. Este terceiro, parece estar mais afinado com o governo durante as próximas semanas.
Sobre a pandemia, que se encontra em desconfortável estabilidade no país – elevado número de casos e mortes, apesar de não haver mais crescimento desde o final de junho, início de julho – o período também acena para uma situação mais positiva. O ascendente corresponde à casa V, um local benéfico e que abriga Vênus, a menor fortuna, na carta de ingresso solar em Áries. O planeta regente da casa VI é Vênus, que aparece em Câncer e cadente, na casa III da carta da lunação.

Carta do Ingresso Solar em Câncer em 2020, Brasília-DF.


Mercúrio, que rege a casa VI nos dois temas de ingresso solar do ano, está combusto pelo Sol. Saturno, um significador essencial de enfermidades, epidemias e mortalidade, está cadente na casa IX. Júpiter, regente da casa VIII, está em queda, cadente e retrógrado na IX. O astro de representação mais perigosa é Marte, que alerta para possíveis surtos em ambientes de confinamento – hospitais, prisões, dentre outros. O Sol, regente de VIII nas duas cartas de ingresso mencionadas, aparece angular e em trígono com Marte. Também não é bom. Porém, vejo as indicações positivas se sobrepondo.
A casa V das duas cartas de ingresso solar ascendendo no mapa da lunação evoca temas artísticos, de prazer e entretenimento. No momento não é factível a abertura de cinemas e teatros por aqui, nem nas cidades que estão mais avançadas no controle da pandemia. Todavia, podemos ter boas notícias e perspectivas para o setor até a primeira quinzena de setembro.
Estas são as palavras que deixo para a interpretação deste efêmero período representado pela lunação, que se estenderá até meados de setembro, quando ocorrerá a próxima Lua Nova. Convido a todos para que se inscrevam em meu canal no Youtube. Há um gadget na página inicial do blog que direcionará vocês até lá. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário