segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Mercúrio em Peixes

Na semana passada o planeta significador essencial de pensamento, racionalidade, mensagens e comunicações deixou o signo de Aquário e ingressou em Peixes. Na morada saturnina, um signo de ar que lhe concedia a dignidade de triplicidade noturna, Mercúrio estava muito mais à vontade e a serviço da eficiência. Os signos de ar dão voz e clareza aos predicados mercurianos.
Em Peixes, apesar de ocupar um signo no qual os dois planetas benéficos, Vênus e Júpiter, possuem dignidades essenciais elevadas, Mercúrio experimenta simultaneamente as debilidades celestes maiores de detrimento e queda. Peixes é um signo de água, mudo, que em nada coopera para uma expressão clara de sua natureza essencial, através de um princípio organizacional das ideias que se materializa através da escrita ou da retórica. Tudo fica mais subjetivo.
Os valores mercurianos, apesar de mais confusos por ora, podem adquirir uma expressão mais bela. Peixes é a exaltação de Vênus e a colocação de Mercúrio neste signo zodiacal pode contribuir positivamente para a expressão poética e artística. As eventuais produções literárias e musicais realizadas sob a luz de Mercúrio em Peixes tendem a ser mais bonitas e cheias de meandros interpretativos. Nestes casos, a subjetividade é muito bem vinda.
No dia 16 de fevereiro, Mercúrio assume o seu movimento retrógrado, que resultará em mais um elemento de enfraquecimento do significador. Ao longo dos dias subsequentes, Mercúrio também se tornará combusto, formando uma conjunção perfeita com o Sol no dia 25 de fevereiro. A combustão afligirá ainda mais Mercúrio. Em 2019, quando Mercúrio esteve retrógrado, combusto, em detrimento e queda no signo de Peixes, ocorreram alguns apagões tecnológicos, afetando severamente diversas redes sociais.

A retrogradação de Mercúrio é um evento bastante comum, que ocorre três vezes ao ano. A sua interpretação não deve ser superestimada ou tomada isoladamente, a despeito da disposição dos demais significadores astrológicos. Todavia, quando um planeta soma uma série de debilidades maiores simultâneas, geralmente ocorre a materialização de alguma deficiência conectada ao significador na esfera mundana de eventos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário