quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Sol em Conjunção com Saturno em Aquário

Neste momento ocorre uma perfeita conjunção entre o Sol e Saturno em Aquário. Eles são os dois grandes antagonistas da Astrologia. O Sol rege Leão e se exalta em Áries. Saturno rege Aquário e se exalta em Libra.

Cada um dos dois planetas experimenta força onde o outro está fraco e vice-versa. Em Libra, o Sol está em queda e em Aquário experimenta o exílio. Saturno está em queda em Áries e Leão é um dos seus locais de exílio.

A união do Sol com Saturno acontece em Aquário, signo que corresponde à principal morada do mais lento dos planetas. Esta conjunção ocorre em todos os anos. Porém, em domicílio saturnino, acontecerá somente no ano de 2047.

Apesar do antagonismo, o Sol e Saturno conversam sobre temas em comum. Ambos falam de figuras masculinas, de autoridade e poder. O Sol rege o pai para aqueles que nasceram durante o dia. À noite, é Saturno quem o representa.

O Sol é o grande monarca, o máximo representante da realeza. Seu poder é exuberante e natural. Saturno é o anti-rei, mas que também acaba se tornando uma espécie de monarca. É o rei das sombras, que constitui o seu poder com o tempo, com valores totalmente opostos ao Sol.

Esta conjunção também marca a mudança de hemisfério de Saturno. Ele vai para o oriente e em março renasce em sua luz durante as manhãs. Este renascimento será ainda mais importante neste ano, pois Saturno deixa Aquário e ingressa em Peixes. Sobre isso, conversamos em breve.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Os Terremotos na Turquia e Síria e o Eclipse Solar de 25 de Outubro de 2022



"Escorpião governa classicamente regiões do norte da África que hoje correspondem à Argélia, Tunísia e Mauritânia. Israel, Síria, Turquia, porções da Espanha, Alemanha e Suécia, e também a Noruega estão ligadas a este signo de Marte. Algumas regiões são destacadas duplamente, pela regência e observação da ocultação do Sol."

Este texto foi publicado em meu site, no artigo que tratou do Eclipse do Sol em Escorpião, de 25/10/2022. Os eclipses, do Sol e da Lua, sempre estão ligados a eventos extremos, como vulcanismo, terremotos, tempestades, dentre outros.

A Turquia e a Síria foram fortemente afetadas por terremotos nas últimas horas. Estes dois países estão duplamente ligados ao eclipse de 25/10/2022. Pelo critério de regência e pela visibilidade do fenômeno.


Mapa da Zona de Ocultação do Eclipse Parcial do Sol, dia 25/10/2022. Fonte: timeandate.com.


Isoladamente, nenhum trânsito é capaz de explicar os terremotos. Todavia, combiná-los à carta do eclipse é sempre importante. O Sol se aproxima da posição de Saturno e recebeu a oposição da Lua ontem. A Lua Cheia ativou este planeta, que rege o ascendente do eclipse, em Capricórnio, em cartas levantadas para a Turquia e a Síria.

Os trânsitos podem funcionar como "efeito gatilho" para disparar eventos que estão preditos por técnicas superiores. O trânsito dos luminares, especialmente da Lua, pode funcionar como uma espécie de "sintonia fina", auxiliando na datação destes eventos.