terça-feira, 27 de setembro de 2022

O Ingresso Solar em Libra em 2022



Na última quinta-feira, às 22h04min, o Sol ingressou em Libra e marcou o Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul. O ingresso do Sol neste signo cardinal também traz presságios para os próximos seis meses, em combinação com a carta do Ingresso Solar em Áries, de março.

A carta, levantada para Brasília-DF, apresenta o ascendente no 27° de Touro. A Lua é o Almuten do ascendente e o planeta mais angular do tema. Colocada em Leão, na casa IV, é a senhora do período.


Carta do Ingresso Solar em Libra, dia 22/09/2022, às 22h04min, Brasília-DF.

De acordo com William Ramesey, é desejável que o senhor do período esteja dignificado, livre de aflições e em bom aspecto com o seu planeta dispositor. A Lua está no domicílio do Sol e se separa de uma oposição com Saturno. Por signos inteiros forma um sextil com o Sol, que está na casa V. Fora de curso e carregando a luz de Saturno a partir de um de seus exílios, a Lua não está tão bem.

Na carta do Ingresso Solar em Áries, o Poder Executivo era representado pelo Sol, extremamente fortificado pela sua posição angular na casa X. Quem representa o governo agora é Saturno, domiciliado, angular e retrógrado nesta mesma morada. Existe uma tendência de piora ao governo e sua popularidade. Todavia, não podemos esquecer que é mantida a autoridade de um planeta fortalecido sobre a décima casa.


            Carta do Ingresso Solar em Áries, dia 20/03/2022, às 12h33min, Brasília-DF.


No tema de março, Vênus regia a quarta casa, que fala dos partidos e projetos de oposição. Tal astro estava sitiado por Marte e Saturno, em Aquário, na casa VIII. Agora, quem rege tal morada é o Sol, que está colocado na casa V, em conjunção partil com Mercúrio retrógrado. Se trata de uma condição de melhoria para opositores ao governo. Representante do país e seu povo no período, a Lua na IV indica apoio popular e feminino, e uma maior afinidade da população com projetos que antagonizam o governo.

Marte forma um grande trígono com Saturno. Pode significar cooperação entre forças policiais e militares para com o governo. Marte rege a casa VII e também pode indicar boas relações com o exterior, ampliação ou novos acordos comerciais.

O assunto que mais interessa no momento para o Brasil são as eleições e, em especial, para Presidente da República. Antes de afirmar que haverá um novo rei, temos que verificar se existem indicações de que o rei cairá.

A carta do Ingresso Solar em Áries apresentava o Sol muito fortificado, senhor do período e representante essencial e acidental do Presidente. Se apenas esta carta fosse apreciada, dificilmente veríamos a saída de Bolsonaro do poder.

O tema do novo ingresso solar, em Libra, indica algumas mudanças. Saturno passa a representar o governo e sua sorte. Está colocado na casa X, domiciliado. Porém, está retrógrado e se afasta do meio do céu pelo sistema quadrante de casas.

A posição da Lua, senhora do período, na casa IV é boa para a oposição. Indica apoio popular e feminino. O Sol governa a casa IV e se une a Mercúrio em retrogradação, regente de V. Apoio de artistas, mudanças de opinião e migração de votos.

Saturno está angular e o Sol sucedente. Embora as pesquisas indiquem tal possibilidade, uma definição em primeiro turno seria muito improvável ao avaliar as duas cartas de ingresso solar. Mas, política sempre traz enigmas e surpresas.

Seria interessante avaliar a natividades de Bolsonaro e Lula, aplicando as técnicas preditivas pertinentes e verificando o impacto dos eclipses vigentes. Lamentavelmente não dispomos de dados natais confiáveis para ambos. Se for confirmado o nascimento diurno, Bolsonaro ascendeu ao poder durante a Firdaria de Marte. sobre Lula, o que se sabe é que ele saiu da Firdaria do Nodo Sul em 2020, fato que melhorou e muito sua vida pessoal e pública. O luminar condicional é o seu cronocrata ativo no momento.       

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A Natividade de Sophia Loren



Ontem foi o aniversário de uma das mais importantes e premiadas atrizes do mundo. Falo de Sophia Loren, nascida em 20/09/1934, às 02h10min, em Roma, Itália.

A sua natividade apresenta o ascendente em Capricórnio, com Saturno posicionado em Aquário, na casa II. A Lua se une ao regente do ascendente por conjunção e é recebida por ele em sua principal morada. Além do imenso talento artístico, Sophia Loren foi considerada em diversos momentos uma das mulheres mais bonitas do mundo.


Carta Natal de Sophia Loren, dia 20/09/1934, às 14h10min, Roma, Itália.

O ascendente Capricórnio, quando bem disposto e aspectado, sinaliza boa constituição física, beleza e elegância. O ascendente recebe um trígono de Vênus, que está colocada em Virgem, na casa IX. Quando o principal ângulo da carta natal é contemplado pelas fortunas ou por outros planetas dignificados, é sinalizada boa compleição ao corpo.

Saturno, o regente do ascendente, concorda com o séquito da carta. Em seu principal domicílio, está ligado por trígono ao maior astro benéfico. Júpiter em Libra, na casa X, é recebido por Saturno no signo de sua exaltação. O bom estado de Saturno na carta também atesta favoravelmente para saúde e corpo bem disposto. O trígono Júpiter-Saturno indica sorte pessoal e uma carreira sólida e afortunada.

Durante a sua infância, algumas perdas e perigos para Sophia. Com quatro anos de idade, o pai, de natureza agressiva abandonou o lar. Marte rege a casa IV e está na VIII, em Leão, ligado ao Nodo Sul e em oposição à Lua e a Saturno. A partida do genitor acarretou em perdas e necessidades financeiras à família.

Em nova cidade na Itália, os bombardeios da Segunda Guerra Mundial colocaram sua vida em risco e chegaram a lhe causar ferimentos na face, sem maior gravidade. Marte ocupa a oitava casa de sua natividade e se opõe a Saturno, o regente do ascendente. Durante estes dois eventos, Sophia atravessava a Firdaria do Sol, planeta regente da casa VIII e dispositor de Marte.

Sophia Loren se casou apenas uma vez. Uma união que durou cinquenta anos. A Lua, que rege a sua casa VII, se une e é recebida por Saturno em Aquário. Os signos fixos falam a favor de durabilidade. Aqui, temos a perfeita representação de um casal sólido e longevo.

O encontro do regente da VII com Saturno também denota a diferença de idade entre Sophia e seu marido, bastante significativa para a sociedade à época. Saturno também é um significador das dificuldades e manobras que o casal realizou para formalizar a sua união.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

A Ascensão do Rei Charles III



Na manhã do último sábado, em Londres, às 10h28min da manhã, o Rei Charles III foi oficialmente proclamado como monarca. A carta do evento, combinada com o mapa natal de Charles, pode revelar desdobramentos importantes do seu reinado.

De acordo com os dados natais disponíveis no Astrodatabank, Charles nasceu às 21h14min do dia 14/11/1948, na capital britânica. A carta natal apresenta o ascendente em Leão, com o Sol colocado em Escorpião, na casa IV.

Na décima casa, encontramos a Lua, exaltada e em conjunção com o Nodo Norte. Aqui, temos uma bela representação de sua mãe, a Rainha Elizabeth II. Uma mãe influente, popular, poderosa e longeva.


Carta Natal de Charles III, Rei do Reino Unido, dia 14/11/1948, às 21h14min, Londres-UK.

O mapa da proclamação oficial de Charles III apresenta o ascendente em Escorpião, em conjunção ao Nodo Sul. Este signo corresponde ao local do Sol natal de Charles e à quarta morada de sua natividade. O meio do céu do tema está em Leão, que se conecta ao ascendente do novo rei.

Marte, o regente do ascendente, está colocado em Gêmeos, na casa VIII. Há uma oposição partil entre o Sol e a Lua, no eixo de casas V e XI. A cerimônia ocorreu durante a Lua Cheia. A Lua transitava pela oitava casa natal. Mercúrio, astro dispositor de Marte, está posicionado na casa XII e assumiu o movimento retrógrado na noite que antecedeu o evento.


Carta de Proclamação de Charles III, dia 10/09/2022, às 10h28min, Londres-UK.

Charles está à iminência de completar 74 anos e sua família é longeva. A Lua em Touro na casa X ratifica isto, doando a vida e podendo prolongá-la para além dos cem anos. Todavia, o monarca atravessará algumas Direções Primárias que podem ser nocivas a sua saúde na metade desta década. Saturno, em seu trânsito por Peixes a partir de 2023, passará pela casa VIII natal, formando conjunção com a Lua e quadratura com Marte da proclamação.

Os ângulos fixos do mapa do evento podem ser indicadores de durabilidade. Entretanto, há mais sinalizações para um reinado que pode ser efêmero. Isto é verificado pela presença do Nodo Sul no ascendente, pela posição do regente do ascendente, que é Marte, em Gêmeos e na casa VIII, pela cadência e retrogradação do seu dispositor, Mercúrio em Libra, na casa XII, pela presença de Saturno em um ângulo, enviando uma oposição para o décimo local e por Vênus, regente da casa X natal, em queda, na direção da combustão e de uma quadratura com Marte.

Existem, também, algumas indicações de impopularidade diante do reinado que se inicia. A Lua, astro significador essencial do povo e das pessoas comuns, forma uma oposição exata com o Sol, significador essencial e acidental do rei na carta de proclamação. Saturno domiciliado na quarta se opõe à morada real e também indica antipatia das camadas mais pobres da sociedade britânica para com o novo monarca.

Todas estas indicações devem ser comparadas e verificadas em conformidade com os eclipses vindouros, do Sol e da Lua, e também com as cartas de ingresso solar. Em breve, vou apresentar a vocês o estudo do Hyleg e do Alcocoden, que trata da vida e sua expectativa na Astrologia Clássica. Se trata de um tema bastante profundo e interessante, e que possui estreita afinidade com o artigo de hoje.