segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Mercúrio Retrógrado – O Último Ciclo de 2021

Mercúrio iniciou na última noite o seu terceiro e último ciclo de retrogradação anual. O movimento retrógrado de Mercúrio é cheio de místicas e exageros, assim como o retorno de Saturno. Sempre permeia o imaginário popular e as publicações de portais não especializados em Astrologia.

O astro mensageiro fica retrógrado três vezes ao ano, durante períodos de aproximadamente 20 dias. Não é necessário se preocupar, precipuamente, com a entrega de encomendas, funcionamento de aplicativos mensageiros e a celebração de contratos. Todavia, alguns cuidados são necessários.

Em outros ciclos de retrogradação de Mercúrio já foram experimentados colapsos em sistemas de comunicação. Nestes casos, além de haver respaldo em técnicas preditivas maiores, Mercúrio experimentava outras aflições e debilidades maiores.

Me recordo da grande instabilidade das redes sociais em 13/03/2019. Mercúrio estava retrógrado, combusto e no signo de seu detrimento e queda, em Peixes. No céu deste mesmo dia, Marte e Saturno estavam ligados por um trígono partil.

Mercúrio retrógrado, principalmente hoje, quando o seu movimento trocou de direção, pede um maior cuidado para a celebração de contratos e assinatura de documentos. Em Astrologia Eletiva é bom postergar compromissos contratuais mais importantes.

Um cuidado maior deve ser tomado em outubro, quando Mercúrio retrógrado juntar seus raios com o Sol e Marte. A conjunção dos dois planetas quentes e secos em Libra une dois astros essencialmente debilitados. O Sol traz ocultação e Marte, a possibilidade de enganos. Os contratos e acordos mais importantes deverão esperar um pouco.

Em Libra, onde ficará até o dia 24/11, Mercúrio se sente confortável. Se trata de um signo de ar, de sua triplicidade. É uma morada de Vênus e Saturno. Um local de ações equilibradas, harmonia, intelecto, afeição e concórdia. Neste ciclo de retrogradação, Mercúrio volta a formar um trígono com Júpiter e uma conjunção com a estrela Spica. Apesar de retrógrado, estará afortunado no início do mês.




quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O Ingresso Solar em Libra em 2021

Ontem, às 16h21min, pelo horário de Brasília-DF, ocorreu o ingresso solar em Libra. A entrada do Sol neste signo equinocial marca o início da primavera no hemisfério sul e a entrada do outono no hemisfério norte.

O senhor do período é Vênus, regente por exaltação, triplicidade e termos do ascendente. A partir da casa IX e em Escorpião, projeta os seus raios no principal ângulo do tema.

Vênus está em exílio e se separa de uma quadratura com Saturno. A casa ocupada pela menor fortuna é boa e o aspecto aflitivo com o cronocrata é separativo. Estas indicações afastam eventos mais dramáticos e prometem melhoria ao longo dos próximos três meses. Questões legais e envolvendo o Poder Judiciário estarão em foco.

A Economia não revela sinais de recuperação no trimestre. Júpiter, regente do ascendente e significador essencial de riqueza e prosperidade, aparece na casa XII. Marte é o planeta regente da casa II e está combusto em Libra, na casa VIII, que é um local de perdas e endividamento.

A Lua aparece disposta na casa II, em Áries. Denota a atenção popular para com os temas econômicos. Também indica o risco de oscilações no campo das riquezas nacionais. A oposição entre a Lua e Mercúrio, planeta regente da casa VII, não é boa para as relações comerciais externas.


Carta do Ingresso Solar em Libra, 22/09/2021, às 16h21min, Brasília-DF.

O Sol representa o rei e está na casa VIII, em queda e com Marte. Júpiter, planeta regente da casa X e representante do Poder Executivo, está na casa XII, retrógrado e nas mãos de Saturno.

O Presidente mantém uma posição mais fraca e de menor protagonismo no período. A relação de Júpiter diante de Saturno, regente de XI e seu dispositor, indica a dependência do Chefe do Executivo diante do Poder Legislativo e de aliados mais próximos. A Cauda do Dragão no meio do céu também enfraquece a figura do Presidente.

Nas cartas de ingresso solar em Áries e Câncer o Sol ocupava os ângulos. Trouxe escassez de chuvas e a maior seca em décadas. Com o ascendente em signo de água e o senhor do período em signo desta triplicidade, se espera por alguma melhoria da carência de águas.

Sobre a pandemia, não me parece positiva a união do Sol, regente da casa VI, com Marte, em um signo de ar e ambos debilitados na casa VIII. Marte é um significador essencial de doenças virais e a oitava casa é um local mortífero.

Tal conjunção colocada em um signo de ar pode indicar uma propagação maior da doença durante o trimestre. Considerando o avanço da campanha de vacinação pelo país, podemos tomar esta configuração como representante de um período que não apresentará a melhoria dos índices sanitários observada nos meses anteriores.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Sobre os Trânsitos da Primeira Semana de Setembro de 2021

O mês de setembro inicia com enfoque no elemento ar. Além dos dois cronocratas, Júpiter e Saturno, que estão colocados em Aquário, temos Mercúrio e Vênus posicionados em Libra.

Mercúrio saiu do seu domicílio e exaltação, em Virgem, e ingressou em um signo que lhe concede a dignidade de triplicidade noturna. O astro mensageiro se sente à vontade em sua expressão nas moradas de ar.

Mercúrio estava ao lado de Marte e o recebia em sua fortaleza. Agora é recebido por Vênus e goza de sua companhia e virtude. Se trata de um momento mais auspicioso para a lavratura de documentos e associações. É bom para a arte e acordos na seara afetiva, promovendo harmonia.

Vênus avança por Libra e se aproxima de duas configurações benéficas. A primeira é a conjunção com a afortunada estrela Spica, da constelação de Virgem. A proximidade das duas estrelas, errante e fixa, já pode ser observada no céu.

O menor astro benéfico também formará um trígono com Júpiter em Aquário. Os contatos fluentes das duas estrelas moderadas e benéficas sempre são afortunados. Indicam sorte, concórdia e felicidade.

Vênus em domicílio, com Spica e em trígono com Júpiter, pode ser excelente para o início de empreendimentos de ordem afetiva ou espiritual. Observar sempre os locais e configurações da Lua para o dia desejado.

A predominância do elemento ar favorece as ideias, o diálogo e a racionalidade. O Sol e Marte, que são ígneos, quentes e secos em suas propriedades essenciais, estão em Virgem, um signo de terra e regido por Mercúrio.

Não é o momento para movimentos abruptos. O cálculo, a razão, os detalhes e os pés no chão devem ser mantidos nos momentos decisórios mais importantes de nossas vidas.