sábado, 9 de janeiro de 2021

Os Trânsitos do Céu de Janeiro de 2021

O céu deste início de 2021 já trouxe algumas mudanças. Após um período de aproximadamente seis meses em Áries, seu domicílio diurno, Marte ingressou em Touro, uma morada venusiana na qual experimenta a debilidade maior de exílio.

Em seu trânsito por Touro, Marte se aplica por quadratura aos dois grandes cronocratas. O mau aspecto com Saturno, sem recepção e envolvendo signos que formam contra-antíscia, indica a possibilidade de rupturas, protestos, violência e disputas pelo poder.

No dia em que Marte ingressou em Touro, tivemos o episódio da invasão do Capitólio nos Estados Unidos. O aspecto exato ocorre na próxima quarta-feira, dia 13 de janeiro. É bom tomar mais cuidado com acidentes e evitar intervenções cirúrgicas até que Marte vá para o grau subsequente à quadratura. Isto já ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 15 de janeiro.

Na outra semana, Marte se lançará em direção à quadratura de Júpiter. Expansão do calor e da secura, belicosidade, militarismo. Na última vez que os dois planetas formaram uma quadratura partil, tivemos a grande explosão em Beirute, no Líbano. À época, Marte estava em Áries e Júpiter em Capricórnio. O aspecto agora não envolve a rapidez, a intensidade e a fluência da quadruplicidade cardinal. A configuração exata se dá no dia 23 de janeiro.

Os dois planetas inferiores também mudaram de signo. Mercúrio saiu de Capricórnio e foi para Aquário. Vênus deixou Sagitário e ingressou em Capricórnio. Maior domínio de Saturno sobre o céu, que já dispõe da maior parte dos planetas. As duas mudanças foram para melhor. Mercúrio deixou um signo que experimentava peregrinação e agora ocupa um local de sua triplicidade noturna. O elemento ar favorece a expressão mercuriana. Vênus deixou de peregrinar por Sagitário e agora goza de triplicidade diurna em Capricórnio, um signo feminino.

Mercúrio formou uma quadratura sem recepção com Marte logo no início de sua jornada por Aquário. Esta é uma configuração ligada a mentiras, enganos e roubo. Agora, Mercúrio se aplica a Saturno, formando uma conjunção exata com o seu planeta dispositor. Saturno recebe Mercúrio em Aquário e os dois planetas costumam se entender. Em locais de baixa luminosidade e horizonte limpo, será possível observar Mercúrio ao lado dos dois cronocratas a oeste. Mercúrio e Saturno são uma dupla ligada aos estudos e ao conhecimento mais aprofundado.

Neste momento, temos um grande trígono envolvendo Vênus e Marte, a partir dos signos de terra que ocupam. Vênus está na exaltação de Marte, enquanto Marte está no domicílio noturno de Vênus. Há uma recepção mútua configurada, que poderia ser melhor em suas representações de Marte não estivesse exilado. A malícia é dissolvida em parte. Concordância e entendimento. Acordos.

Em fevereiro teremos uma aglomeração total de planetas em signos fixos. Um assunto para mais adiante. Os signos cardinais representam movimento e ações. Quando o Sol ingressa nestes signos, muda a estação do ano. Os signos fixos representam manutenção e estabilidade. A plenitude estacional. Os signos bicorpóreos indicam oscilação e dubiedade. A estação do ano começa a enfraquecer e temos manifestações de ambas, vigente e vindoura. Ênfase fixa em fevereiro, em seus predicados e defeitos. A grande aglomeração de Aquário.


Créditos da Imagem: Obra "A Abdução da Europa", de Nöel-Nicolas Coypel, 1726-1727.


Nenhum comentário:

Postar um comentário