sexta-feira, 21 de junho de 2019

O Ingresso Solar em Câncer e o Eclipse Total do Sol em Julho de 2019

Hoje, dia 21 de junho, às 12h54min, ocorre o ingresso do Sol no signo de Câncer, marcando o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul e o Solstício de Verão no Hemisfério Norte. É o momento de maior desigualdade de iluminação solar nos dois hemisférios terrestres, análogo ao ingresso do Sol no signo de Capricórnio. No sul do Brasil, dias frios de fato serão mais recorrentes, apesar das condições atmosféricas globais acenarem para um inverno mais brando por aqui, bem diferente do grande inverno de 2018 que experimentamos. Mas, foquemos na Astrologia agora.
A carta de ingresso solar levantada para Brasília-DF apresenta um ascendente no 13° de Libra, nos termos de Mercúrio. Tal posicionamento repete o mesmo ascendente da carta de ingresso solar em Áries, no último dia 20 de março.
Vênus, planeta senhor do ascendente, está colocado na casa IX da carta de ingresso solar, no signo de Gêmeos e nos seus próprios termos. Vênus se aplica por oposição a Júpiter, que está domiciliado e retrógrado no signo de Sagitário. Vênus, ao lançar a oposição a Júpiter, ocupa um dos signos de exílio do grande benéfico.
Júpiter ocupa e governa a casa III da carta mundana. Problemas, principalmente envolvendo reivindicações de melhoria nos sistemas de transporte e comunicação poderão afetar o país ao longo dos próximos três meses. Júpiter está retrógrado e em sua própria morada. Paralisações e greves não estão descartadas. Devido ao fato de reger a casa VI do mapa de ingresso solar, está acenada a possibilidade de expansão considerável de epidemias.

Carta do Ingresso Solar em Câncer - Brasília-DF, 21/06/2019, às 12h54min.

A oposição que Vênus formará com Júpiter testemunha favoravelmente a problemas que o país irá enfrentar junto ao seu sistema judiciário e educacional. Estes dois acenos já encontram materializações de eventos pregressamente a esta carta de ingresso. Logo, tais celeumas podem ganhar uma conotação mais enfática. Juízes, professores e pensadores podem entrar em choque com os rumos do país nos três meses vindouros. Júpiter assumirá o seu movimento direto a partir do dia 12 de agosto. Progressos e resoluções envolvendo as suas pautas podem ser esperados a partir desta data.
A posição de Vênus na casa IX, nos seus próprios termos e em trígono com a Lua, a partir de signos humanos e considerando que a Lua é o planeta regente da casa X, mostra algum grau de destaque de figuras femininas durante o período. Na casa V da carta de ingresso, a Lua pode indicar destaques femininos nos campos desportivos e artísticos. Na casa IX, Vênus mostra elevação e voz feminina no campo do judiciário. Raquel Dodge será reconduzida ao cargo de Procuradora Geral da República? Outro nome feminino poderá aparecer em sua substituição ou ainda receber algum grau de destaque na Suprema Corte? Aguardemos. 
Mais uma vez, Saturno aparece posicionado na casa IV da carta de ingresso solar. Em conjunção ao nodo sul e como o planeta mais próximo de um ângulo, no caso, o Imum Coeli, Saturno é o planeta mais forte do tema mundano. A oposição Marte-Saturno já ocorrera dias antes e Marte aparece na casa X da carta de ingresso solar, na companhia do nodo norte e de Mercúrio, no signo de sua queda, em Câncer.
A posição do senhor dos termos do ascendente da carta em conjunção ao maléfico e debilitado Marte, na casa mais elevada do mapa, não é favorável aos rumos nacionais e ao governo. Mercúrio e Marte conjuntos na casa que versa sobre o poder alerta para mentiras, enganos, difamações e calúnias de toda a sorte no âmbito governamental. A conexão com o nodo norte maximiza este potencial negativo assinalado.
No próximo dia 02 de julho ocorrerá o eclipse total do Sol, no 11º de Câncer. Esta ocultação total da luz do luminar diurno deve ser tomada como extremamente importante para o caso em especial do Brasil, pois ocorre em conjunção estreita ao meio do céu do mapa de ingresso solar em Câncer e em oposição praticamente exata à conjunção Sol-Saturno do mapa da posse presidencial de Jair Bolsonaro. Considerando que a Economia não foi alavancada e a popularidade do Presidente caiu bruscamente, afirmo que as fortes turbulências acenadas pelo eclipse são perigosas à manutenção do seu governo. Se combinarmos estas notas ao desafortunamento da casa X na carta de ingresso solar, imposto por Marte, Mercúrio e a cabeça do dragão, temos a indicação de um cenário sujeito a sérios comprometimentos.

Carta do Eclipse Total do Sol - Brasília-DF, 02/07/2019, às 16h16min.

O eclipse corresponde à casa III do mapa da posse presidencial. Esta casa se projeta para o meio do céu da carta de ingresso solar. Me parece que o Calcanhar de Aquiles do governo e o mote dos perigos que se avizinham residem nas comunicações e nas mensagens, naquilo que é dito sobre o governo ou que tangencia o poder e o atinge diretamente. A malícia está materializada na figura de Marte e Mercúrio, principalmente, unidos à potencialização do nodo norte.
Marte rege a casa II da carta de ingresso solar. A Economia também será um ponto-chave e problemático ao governo. É curioso ressaltar que no mapa da posse de Bolsonaro quem regia a casa II era Mercúrio. Aqui, os dois senhores da segunda casa das duas cartas citadas unem as suas luzes e a lançam sobre a casa X, afetando-a negativamente.

Mapa da Posse de Jair Bolsonaro - Brasília-DF, 01/01/2019, às 15h11min.

Quando realizei a interpretação do mapa da posse de Jair Bolsonaro, frisei sobre a necessidade de crescimento econômico e da manutenção de sua popularidade enquanto líder supremo do país. Ocorrendo o duplo comprometimento deste binômio, sem movimentos que impliquem em sua recuperação, há perigo real sobre aquele que representa em máxima instância o projeto político que foi eleito em 2018 nas eleições presidenciais no Brasil.
Convém lembrar, ainda, que Mercúrio e Marte, quando conjugados, raramente atestam para eventos favoráveis. Além da malícia verbal ou escrita, Mercúrio e Marte estão associados à violência, ainda que empregada de forma covarde e dissimulada. Considerando o testemunho material destes dois significadores sobre a décima casa da carta de ingresso solar em conjunto ao eclipse total do Sol em aspecto de oposição à conjunção de Sol e Saturno do último mapa de posse presidencial, o risco de ataques desta natureza não podem ser afastados.
Novamente colocado na casa IV do tema de ingresso, Saturno continua afligindo o comércio com o exterior pela sua quadratura enviada à casa VII, em Áries, local de sua queda. Marte, senhor da sétima casa, não favorece as boas relações econômicas e comerciais devido ao seu mau estado cósmico e a sua própria má relação com Saturno.
Na quarta casa e angular, Saturno ameaça com resultados aquém dos esperados na produção agrícola. Os desastres naturais também são assinalados pelo grande maléfico nesta colocação. Todavia, o pior testemunho acenado por Saturno reside na ameaça de estagnação da Economia. O eclipse solar do dia 02 de julho afeta o eixo de casas astrológicas II-VIII na carta levantada para Brasília-DF. A colocação dos luminares na oitava casa do mapa do eclipse ameaça, juntamente com Saturno, com recessão e endividamento estatal.
A posição de Saturno na casa IV também atesta favoravelmente para um clima predominantemente pessimista da população. A Lua, significadora essencial das massas, está posicionada no signo de Aquário, à disposição de Saturno, na casa V da carta de ingresso solar, ratificando uma posição mais ceticista diante do cenário político e econômico nacional. A casa IV também mostra a oposição ao atual governo e, pelas configurações dispostas, esta aparece mais fortalecida do que os atuais detentores do poder em Brasília. A Lua, colocada em um signo de Saturno e regendo a casa X da carta de ingresso solar pode mostrar o governo na mão de partidos e lideranças de tintura ideológica diversa. Pode ser a exposição da necessidade de aprovar as reformas denominadas como prioritárias pelo Planalto e suas consequentes concessões. Pode.
Júpiter aparece angular, domiciliado e em conjunção à Parte da Fortuna no ascendente da carta do eclipse solar. No último eclipse total da Lua, ocorrido em 21 de janeiro, os planetas benéficos também apareceram angulares. Todavia, não houve muita protetividade diante dos desastres naturais e acidentais que vieram a ocorrer após a ocultação da luz da Lua, assinalados principalmente por um mau contato aplicativo que se formara entre Marte e Saturno. No mapa do eclipse solar do dia 02 de julho não há maus aspectos entre Marte e Saturno. Todavia, alerto sobre o grau limitado de proteção e fortuna acenados pelos significadores benéficos em uma carta que revela um evento que já é naturalmente difícil, que é a ocultação da luz de um dos luminares.
Em termos pessoais, pertinentes à Astrologia Natal, devem ficar mais atentos aqueles que possuem pontos e planetas importantes de suas natividades próximos ao grau do eclipse e em sua oposição. Os signos de Câncer e Capricórnio são afetados pelo evento. O eclipse, em seu significado mais amplo, é um evento essencialmente mundano que poderá afetar menos ou mais alguns entes de uma determinada coletividade. Nas localidades em que o eclipse ocorre acima do horizonte, principalmente quando se dá próximo aos ângulos da carta, a sua manifestação tende a ser mais enfática, no âmbito coletivo e individual.
Estas são as minhas ponderações sobre o cenário nacional para os próximos meses, baseados na segunda carta de ingresso solar do ano, na carta do eclipse total do Sol de julho e no mapa da última posse presidencial. Até breve, leitores!


5 comentários:

  1. Muito bom e obrigada! Esse eixo II - VIII mobilizado pelo eclipse tb tem a cara dos embates sobre a reforma da previdência, né?Assim como a Lua na V pode ser observada como as massas inseguras sobre os ganhos do final da vida laboral, não é? Adorei a sua leitura...um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Obrigado pela visita ao blog. Podemos pensar em algumas situações acerca desta primeira configuração levantada por ti. O eclipse ocorrendo em oposição a Saturno, a partir do eixo II-VIII pode denotar o prejuízo econômico à população mais idosa. No caso da Reforma da Previdência, se aplicaria àqueles que ainda não se aposentaram e terão de trabalhar mais. Outro entendimento poderia residir no caos econômico de mercado caso a reforma não seja aprovada. Considerando as várias repaginações que o projeto já recebeu, não creio que a sua aprovação esteja ameaçada por ora. Salvo se houver fatos novos que retirem a credibilidade do governo, o que é extremamente factível diante do cenário que o ingresso solar e o eclipse revelam. Todavia, me parece que há um consenso uníssono sobre muitos pontos da reforma, que beneficiaria, inclusive, um eventual governo de "oposição" futuramente. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dinho!
    Esse eclipse ocorrerá a mais ou menos um grau e meio do meu ascendente. Seria o indicativo de possibilidade de evento desfavorável relacionado a minha saúde/corpo físico, raciocinei certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Boa tarde! O teu raciocínio está certo, pois a natureza essencial do eclipse é de enfraquecimento ou desaparecimento de uma das luzes e isto pode testemunhar a favor, no caso do eclipse solar, de ocultação temporária do ponto ou planeta atingido no mapa natal.
      O eclipse é, todavia, um evento mundano, que pode encontrar lugar para manifestação na esfera pessoal. O caráter desfavorável à saúde deverá ser confirmado através das técnicas preditivas, caso das Direções, Firdaria, Profecção e Revolução Solar. Se o eclipse ocorre na Revolução Solar, pode ter manifestação mais rigorosa. Se há eclipse na carta natal, existe maior abertura na esfera pessoal para que eventos vindouros da mesma natureza tomem corpo futuramente, por exemplo. Abraços!

      Excluir