quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A Natividade de Lula - Primeira Parte

Um desafio que aceitei neste ano de 2019 é o estudo e interpretação da carta de nascimento do ex-presidente Lula. Quero realizar um estudo astrológico rigorosamente técnico e profundo sobre este político, que já atravessou momentos tão dicotômicos em sua trajetória vital.
Lula ascendeu ao máximo poder em 2002, quando se tornou Presidente da República pela primeira vez, após fracassar em três eleições presidenciais seguidas. Deixou seu segundo mandato, em 2010, com amplo apoio popular. Foi alvo de investigações e condenações judiciais que culminaram em sua prisão, em abril de 2018, que perdura até o momento. A sua figura divide opiniões e críticas.
Uma grande celeuma que envolve a natividade de Lula é a incerteza de seus registros natais, inclusive com relação ao dia. São muitas as cartas natais propostas para o ex-presidente. Entretanto, eventos pessoais e materializados na sua trajetória enquanto figura pública nos dão algumas pistas importantes para seguir em busca do mapa de nascimento correto.
Invariavelmente, Lula vive a sua Firdaria do nodo sul, conforme esquema proposto pelo astrólogo Abu Ma’shar. A sua queda e prisão ocorreram durante a Firdaria do nodo norte. Lula nasceu sob uma conjunção de Marte e Saturno no signo de Câncer. Os dois astros maléficos ocupam o mesmo signo zodiacal e gozam de debilidade celeste maior. Lula possui o eixo nodal nos signos de Câncer e Capricórnio. Marte e Saturno estão juntos ao nodo norte, testemunho este que sempre possuiu a reputação de representar eventos muito negativos para a natividade. A Firdaria dos nodos lunares ativa a conjunção Marte-Saturno.
Considerando a desgraça pública e a perda de poder e popularidade, pode ser inferido que Lula possui Marte e Saturno determinados ao meio do céu de sua carta natal, por posição ou regência. O testemunho material do posicionamento das duas infortunas na décima casa poderia atestar com maior exatidão sobre os eventos difíceis que se sucederam em sua vida.
Conforme relatado, Lula chega ao poder mais elevado nas eleições de 2002. Se considerar a organização noturna da Firdaria, é Mercúrio quem assume este período em seu aniversário no ano de sua eleição como Presidente. A mudança do grande regente da Firdaria pode ser um outro testemunho que acene para que a natividade de Lula seja, de fato, noturna.
Recentemente, sites de confiabilidade como o Astrodienst, através de seu banco de dados do Astrodatabank e o Astrotheme divulgaram uma suposta carta de nascimento para Lula, com horário de nascimento para as 22h00min do dia 05 de outubro de 1945, que apresenta um ascendente no signo de Gêmeos. Embora a classificação da carta seja a mais elevada em termos de fidedignidade, citando, inclusive, documentos natais do ex-presidente, não me parece plausível que um indivíduo que chegou ao cargo máximo do país, que gozou de fama e popularidade, que possui um capital político considerável mesmo após a sua reclusão, dividindo as massas em sentimentos profundos de apoio e aversão, não possua nenhum planeta colocado acima do horizonte em sua carta natal.

                   Carta natal especulativa de Lula, conforme dados do Astrodatabank

Considerando este novo e suposto mapa natal de Lula, não há nenhum planeta colocado no ascendente da carta ou em conjunção aos demais ângulos do tema. A Parte da Fortuna aparece disposta no ascendente da natividade, assistida pelo seu planeta regente, que é Mercúrio. Todavia, não há planetas formando angulação relevante com o lote, como uma relação de casa X, tal qual o esquema de derivação de casas astrológicas a partir da Parte da Fortuna, proposto pelo astrólogo helênico Vettius Valens, no segundo livro de sua Antologia.
Tudo isto me leva a crer que o novo mapa apresentado não é correto. O próprio município para o qual a carta foi levantada não corresponde ao local de nascimento do ex-presidente. Esta é a primeira parte do artigo e tem como fundamento apresentar as primeiras impressões e pressupostos sobre a natividade do ex-presidente. Na próxima postagem sobre o tema trarei mais informações sobre a biografia de Lula e adicionarei outras técnicas que visarão a busca pela apresentação de seu mapa natal definitivo. Antes disso, quero trazer aos leitores o tema dos métodos de retificação do horário de nascimento e suas especificidades.

2 comentários:

  1. Gostei desta interpretação que me parece muito correcta e logica e com sustentabilidade tecnica. Aguardo com expectativa a continuação.Obrigado,
    Ida Coelho

    ResponderExcluir