quinta-feira, 3 de maio de 2018

O Almuten Figuris - Cálculo e Delineamento



Hoje, para abrir as postagens do ano de 2018 - e ele avança com a velocidade da Lua - vou dissertar sobre o Almuten Figuris. Recentemente realizei uma postagem sobre os planetas dominantes no contexto das natividades, na qual este tema estava englobado. Todavia, considerando a extrema complexidade e singularidade do Almuten Figuris nas genituras, falar sobre este planeta torna-se imperioso.
O Almuten Figuris é o ponto mais profundo, psicológico e espiritual da Astrologia Tradicional. O planeta que se sagra vencedor desta eleição na natividade representa o mais íntimo propósito de vida do nativo, o sentido norteador de sua existência.
O Almuten Figuris representa, ainda, uma energia onipresente que atua nos bastidores de cada processo de luta ou fuga do nativo. Imputa-se a este astro o sentido de guardião da natividade. Porém, a manifestação deste significador poderá se manifestar através de todo tipo de caráter, bom ou mau, conforme a natureza e estado cósmico do planeta que se sagra eleito como Almuten da natividade.
O processo de identificação e eleição do Almuten Figuris é complexo. No sítio eletrônico Astrologia Medieval, do astrólogo português Paulo Alexandre Silva, podem ser encontradas as diretrizes norteadoras para encontrar o Almuten Figuris nos mapas astrológicos. Este método se baseia nas orientações do astrólogo medieval Abraham Ibn Ezra, que viveu nos séculos XI e XII. Na obra "Christian Astrology" de Willian Lilly também encontramos menção ao Almuten Figuris. Não confundir com o "Senhor da Natividade" proposto por este autor.
Todavia, a palavra final sobre a definição do Almuten Figuris sempre ficará a cargo do astrólogo. A quantificação e a pontuação dos planetas, conforme critérios técnicos estabelecidos, apenas auxilia o trabalho do profissional, não limitando-o. Em alguns casos, haverá claro destaque de um planeta, em outros, dois ou mais planetas podem ser postulantes à posição de Almuten Figuris.
Observados os critérios pertinentes a esta eleição, deve ser dada a preferência ao planeta que for regente de uma quantidade maior de planetas ou pontos importantes da carta natal. Não raramente, o regente do ascendente é este planeta. Os planetas que estão envolvidos em muitos aspectos também figuram em posição de destaque e influência na carta natal e podem receber a preferência na eleição do Almuten Figuris.
Vamos à técnica. Para efetuar o processo de eleição do Almuten Figuris, devem ser analisados os cinco pontos hylegíacos da natividade:


1) O grau do signo ascendente;
2) O grau do signo solar;
3) O grau do signo lunar;
4) O grau do signo da Parte da Fortuna;
5) O grau do signo da Lunação Anterior ao Nascimento.


O componente celeste:


O regente domiciliar de cada um dos locais acima elencados recebe cinco (05) pontos;
O regente, por exaltação, destes locais recebe quatro (04) pontos;
Os senhores da triplicidade, todos os três, dos cinco locais mencionados, recebem três (03) pontos;
Os senhores dos termos de todos os locais analisados recebem dois (02) pontos;
Os senhores das faces planetárias correspondentes a estes locais recebem um (01) ponto.



O componente terrestre:

De acordo com a sua posição nas casas astrológicas, os planetas receberão a seguinte pontuação:

Casa I - 12 pontos;
Casa X - 11 pontos;
Casa VII - 10 pontos;
Casa IV - 09 pontos;
Casa XI - 08 pontos;
Casa V - 07 pontos;
Casa II - 06 pontos;
Casa VIII - 05 pontos;
Casa IX - 04 pontos;
Casa III - 03 pontos;
Casa XII - 02 pontos;
Casa VI - 01 ponto.



O componente diário e horário: 

Ao planeta que for senhor do dia no qual a natividade se deu, é atribuído sete (07) pontos;
Ao planeta que governar a hora planetária na qual se deu o nascimento é atribuído seis (06) pontos;
Eu faço a recomendação do cálculo manual, para evitar erros que são bastante comuns em muitos softwares e sites de Astrologia. Ainda assim, a utilização de um software de Astrologia, como o gratuito e confiável Morinus, pode auxiliar o astrólogo ou o estudante a proceder à eleição. Vamos visualizar agora a carta natal que vai exemplificar o tema do artigo e o diagrama de pontuação dos planetas na eleição do Almuten Figuris:






Com o mapa e a tabela de avaliações gerada pelo Morinus em tela, vamos dissecar ponto a ponto cada passo do cálculo, até chegar à eleição do Almuten Figuris. Os cinco pontos vitais celestes com as pertinentes pontuações são os seguintes:


1) O ascendente: 00º02'44" do signo de Capricórnio - domicílio de Saturno (05 pontos), exaltação de Marte (04 pontos), triplicidade da Lua, Vênus e Marte (03 pontos), termos de Mercúrio (02 pontos) e face de Júpiter (01 ponto);
2) O Sol: 00º43'25" do signo de Peixes - domicílio de Júpiter (05 pontos), exaltação de Vênus (04 pontos), triplicidade de Marte, Vênus e Lua (03 pontos), termos de Vênus (02 pontos) e face de Saturno (01 ponto);
3) A Lua: 15º24'36" do signo de Libra - domicílio de Vênus (05 pontos), exaltação de Saturno (04 pontos), triplicidade de Mercúrio, Saturno e Júpiter (03 pontos), termos de Júpiter (02 pontos) e face de Saturno (01 ponto);
4) A Parte da Fortuna: 15º21'32" do signo de Touro - domicílio de Vênus (05 pontos), exaltação da Lua (04 pontos), triplicidade da Lua, Vênus e Marte (03 pontos), termos de Júpiter (02 pontos) e face da Lua (01 ponto);
5) A Lunação Anterior ao Nascimento: 27º32'16" do signo de Leão - domicílio do Sol (05 pontos), não há exaltação de nenhum planeta no signo de Leão, triplicidade de Júpiter, Sol e Saturno (03 pontos), termos de Marte (02 pontos) e face de Marte (01 ponto).


De acordo com a sua potência terrestre, conquistada através de suas posições nas casas astrológicas do mapa natal, os planetas pontuam da seguinte forma:


Júpiter - casa I - 12 pontos;
Lua - casa XI - 08 pontos;
Marte - casa XI - 08 pontos;
Saturno - casa XI - 08 pontos;
Vênus - casa II - 06 pontos;
Mercúrio - casa III - 03 pontos;
Sol - casa III - 03 pontos.


Aqui, uma importante observação. O software Morinus indicou que a Lua estava posicionada na casa X e lhe atribuiu onze pontos erroneamente. A Lua, contudo, está tecnicamente posicionada na casa XI e deve receber oito pontos por sua força terrestre. Este simples caso não deixa dúvidas quanto à indispensável necessidade da perícia do astrólogo diante dos dados apresentados pelos sistemas astrológicos eletrônicos.
Na sequência, se atribui sete pontos para o planeta regente do dia, que é o Sol e seis pontos para o planeta regente da hora planetária correspondente ao nascimento, que é Saturno. Após a conclusão do processo de pontuação com base nas posições celestes, terrestres e específicas para o dia e hora de nascimento, temos o seguinte cenário:


Saturno - 31 pontos;
Vênus - 31 pontos;
Júpiter - 28 pontos;
Marte - 24 pontos;
Lua - 22 pontos;
Sol - 18 pontos;
Mercúrio - 08 pontos.


Como pode ser vislumbrado, há um empate de pontos obtidos entre Vênus e Saturno na eleição do Almuten Figuris. Resta agora proceder ao desempate, que irá revelar qual dos dois astros se sagrará eleito. Os passos sugeridos são os seguintes:


1) Qual dos dois planetas possui dignidades celestes maiores nos locais hylegíacos? Neste primeiro critério Vênus leva vantagem, pois governa o local da Lua, que é o luminar condicional da carta, pela dignidade de domicílio. Além disso, Vênus dispõe do Sol em Peixes por exaltação e da Parte da Fortuna, colocada em Touro, por domicílio. Saturno se exalta no local da Lua e governa o ascendente da carta, pontuando pela dignidade celeste maior de domicílio;

2) Qual dos dois planetas governa mais planetas e pontos na natividade? Agora temos vantagem para Saturno. É o astro regente do ascendente, dispositor de Mercúrio, Vênus e Júpiter por domicílio e da Lua por exaltação;

3) Qual dos dois planetas se envolve em mais aspectos na carta natal? Vênus está no segundo grau de Aquário. Considerando a luz de sua orbe, ainda não forma aspecto aplicativo com nenhum planeta. Por signos inteiros não pode ser considerada um planeta feral. Marte se separa de uma conjunção com Saturno. Mercúrio se separa de uma quadratura com Saturno e Júpiter se aplica a seu dispositor através de um sextil. Por este terceiro critério, vantagem saturnina;

4) Qual dos dois planetas se sobrepõe em hierarquia na genitura? Saturno é um planeta mais lento e dispõe de Vênus, sua concorrente. Além disso, Saturno aparece colocado em uma casa mais forte e elevado acima de Vênus. Mais um ponto para Saturno;



Após a aplicação dos critérios técnicos sugeridos para o desempate da eleição, Saturno é escolhido o Almuten Figuris da natividade. A sua eleição, contudo, não elimina o elevado poder de representação e influência simbolizados por Vênus. Sendo assim, este planeta pode ser considerado como uma espécie de Co-Almuten da natividade, a qual será marcada fortemente pelo binômio energético Saturno-Vênus.
Saturno, como Almuten Figuris da genitura, inclina os nativos à profundidade, à reflexão, à investigação, à ciência e ao oculto. Como planeta social, o mais distante e frio de todos, Saturno inclina os nativos sob sua representação espiritual a um certo grau de distanciamento e separação do todo, na esfera social. Vênus, na posição de Co-Almuten, acrescenta o gosto pelos prazeres e pelo amor, enfim, pela dimensão agradável da vida.
            Chega ao fim esta longa eleição. Como pôde ser verificado, não se trata de um processo simples e mecanicista. A identificação do Almuten Figuris, que se materializa nas natividades como um significador espiritual e de propósito vital, deve ser repleta da mais minuciosa técnica astrológica. Até breve, leitores!



27 comentários:

  1. DINHO,
    tentei calcular o meu,mas cada hora dá um planeta e no site meu mapa muda completamente,pq?Vc pode ver o meu almuten Figures,por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neila, boa noite! Posso lhe ajudar sim. Em qual site tu calculou o teu mapa natal? Sugiro que utilize a plataforma de cálculos do site www.astro.com ou o software gratuito Morinus. Abraços!

      Excluir
  2. Como eu calculo a lunação anterior ao meu nascimento??

    ResponderExcluir
  3. Maria Eduarda, a Sizígia pode ser vista a partir da consulta das efemérides planetárias, que mostrará o grau no qual se deu a lunação conjuncional ou opositiva antes do nascimento. O software astrológico gratuito Morinus oferece a identificação precisa deste ponto quando da realização do cálculo do Almuten Figuris. Recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dinho.
    Antes de mais muito obrigada por esta partilha.
    Como posso verificar o regente da hora?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pickinha, eu sugiro o download do software gratuito Morinus. Para qualquer mapa gerado, seja natal, horário ou eletivo, sempre há a indicação do planeta regente da hora. Abraços!

      Excluir
  5. Amei a leitura Dinho!
    Não fiquei contente em ter Marte como almutem e, Saturno co-almutem, mas nem tudo são flores...
    Obrigada pelos textos,,são pra mim sempre muito proveitosos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, que sistema da casa você usa para o cálculo do Almuten?

    ResponderExcluir
  7. Olá Dinho , quando o Almuten e Venus ( escorpião) em queda estando na casa 11 ? Oque espera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julieta! Vênus inclina ao amor, aos prazeres, à leveza e a uma prática espiritual ou de fé enquanto Almuten Figuris. Em Escorpião, Vênus está em seu exílio. A casa XI, contudo, é afortunada. Veja o estado cósmico completo do significador para um vislumbre de realidade mais claro: as casas que Vênus rege ou aspecta, os planetas aos quais está ligado por sua luz, etc. Na casa XI, Vênus pode estar mais conectada às esperanças maiores na vida e aos amigos.

      Excluir
  8. Perfeita explicação, pena que por mais que eu tente não consigo fazer o cálculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita. Recomendo a utilização do software Morinus para auxiliar o cálculo. Em meu canal no Youtube há um vídeo tratando deste tema também. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=UKmEFIvnyd0&t=69s

      Excluir
  9. Olá Dinho,

    Comecei a estudar e tenho noções básicas de astrologia tradicional, tenho uma dúvida sobre as triplicidades (no cálculo das dignidades essências no mapa natal):

    - Em um mapa noturno a Vênus em Câncer teria 3 pontos pontos pela triplicidade diurna, mas se considerar que o mapa é noturno ela não teria dignidades por triplicidade. Minha dúvida é se devo ou não atribuir pontos de acordo com sect, fiz o teste pelo astrofox e ele atribuiu pontos a vênus mesmo o mapa sendo noturno.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Stefany, seja bem vinda! No cálculo do Almuten Figuris pontuam todos os senhores da triplicidade: diurno, noturno e participante.
      Não recomendo a utilização do Astrofox. Proceda o cálculo no software Morinus, com o devida checagem dos dados fornecidos pelo programa.
      Abraços!

      Excluir
  10. o que esperar de trânsitos de Saturno sobre o Almuten Vênus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, os trânsitos de Saturno são os mais importantes, principalmente quando afetam os dois luminares. Ao passar sobre o local de Vênus, pode indicar um momento menos prazeroso na vida, dificuldades ou concretização para os temas afetivos. Cabe lembrar que os trânsitos são considerados bastante frágeis em termos de eficácia preditiva na Astrologia.

      Excluir
  11. Ola Dinho tudo bem? O meu Almuten é em Venus (Aquário) e esta na casa 9, e o meu co-almuten é em Marte (capricornio) que também esta na casa 9, o que significa ou esperar do meu Almuten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pam! Tudo bem? Deveríamos confirmar primeiro estas informações. A presença de um Co-Almuten é mais rara e a identificação correta do Almuten Figuris deve ser realizada em consulta. Se desejar, me contate: dinhoastrologo@hotmail.com. Abraços!

      Excluir
  12. Que tipo de resultados costuma dar um Almuten em signo não amigo ? Exemplo Vênus ( Almuten) em escorpião na casa 11?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julieta, muito variável. Em Escorpião, Vênus está exilada. Todavia, pode estar bem colocada na carta, concordante com o séquito, em casa afortunada, sem aflições de Marte e Saturno e nem determinada às casas maléficas. Se este for o caso, operará bem.

      Excluir
  13. Paz e bem.
    É possível um Almuten Figuris ter qualidades diferentes do temperamento do nativo? O meu temperamento é melancólico (seco e úmido), mas o Almuten Figuris do mapa é Marte (quente e seco).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elliezer, é possível sim. São duas grandezas de avaliação distintas. O temperamento diz respeito à compleição do corpo, saúde, aptidões naturais e fração do comportamento. O Almuten Figuris é o Senhor da Natividade, representante do propósito vital do nativo, seus padrões de eterno retorno e a proteção que recebe, que pode ser boa e efetiva ou má. Ofereço estes estudos em minhas leituras natais. Abraços!

      Excluir
  14. Olá, eu me perdi no porquê a Lua é considerada na casa 11, ao inves da 10. Seria pela aproximação de cúspede?

    ResponderExcluir