sexta-feira, 11 de maio de 2018

Astrology Domine

Este novo texto não tem o objetivo de ser longo. Faz parte de seu caráter e intenções. Há neste momento o convite e a reflexão para que astrólogos e estudantes de Astrologia tirem os seus olhos das telas do computador e voltem-nos para os céus.
A Astrologia e a Astronomia sempre formaram um binômio inquebrantável ao longo da Historia. A ciência astrológica nasceu do empirismo, da observação do espelhamento celeste para aferir a esfera mundana de eventos.
Neste mês de maio vejo como muito propícia a observação dos astros errantes, os planetas, que rápida ou lentamente caminham através das estrelas. Os cinco planetas visíveis, que são Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, estão em condições de ser observados por aqueles que são apaixonados pela Astrologia e pelos seus encantos.
Logo após o pôr do Sol, Vênus pode ser observada no quadrante oeste, aparecendo como “estrela vespertina” ao anoitecer. Depois dos luminares, Vênus é o astro mais brilhante do céu. Seu brilho é amarelo, forte, descrito por alguns como esverdeado. Devido a sua relação orbital com o Sol e com a Terra, Vênus sempre estará a uma distância de no máximo 47° do luminar diurno, para observadores terrestres em suas máximas elongações.
Júpiter é, depois de Vênus, o planeta que atinge o maior brilho no céu noturno. As cores aparentes de Vênus e Júpiter são semelhantes. O Sol acabou de formar uma oposição com Júpiter, a partir do eixo de signos Touro-Escorpião. Júpiter atinge o seu maior brilho anual e desponta no quadrante leste após o ocaso, brilhando toda a noite, na constelação de Libra.
Marte também aparece no céu noturno com destaque a partir de agora. Este ano de 2018 marcará a sua maior magnitude aparente desde 2003. Marte é um planeta cuja cor é vermelho-cobreado, e atualmente está posicionado, seguindo a eclíptica, após a constelação de Sagitário. Quando ficar retrógrado, e o Sol lhe fizer oposição, fato este que ocorre no final de julho, seu brilho terá considerável destaque no céu noturno, superando o brilho de Júpiter no céu neste período.
Atualmente é possível observar Saturno também, de brilho estático, pardo-acinzentado, próximo à constelação de Sagitário. O mais distante dos planetas é aquele que possui o brilho mais indiferenciado diante de outras estrelas. Saturno, mestre da enganação, ludibria os olhos menos experientes e esconde a sabedoria em seus anéis.
Mercúrio, nosso amigo errante de mais difícil visualização, devido a sua órbita adjacente ao Sol, nunca se afastando deste mais do que 28°, é uma "estrela matutina" neste período e encontra-se bem distante do Sol. Pode ser observado algumas horas antes do amanhecer, no quadrante leste. Seu brilho é cobreado e cintila um pouco, devido às perturbações atmosféricas inerentes a sua posição próxima ao horizonte.
Não vou me alongar mais e deixo que os observadores tomem o céu com seus olhos. Vamos dominar a Astrologia, deixando as telas de computadores de lado e permitindo que as luzes dos planetas toquem nossas retinas. Você está pronto?


quinta-feira, 3 de maio de 2018

O Almuten Figuris - Cálculo e Delineamento



Hoje, para abrir as postagens do ano de 2018 - e ele avança com a velocidade da Lua - vou dissertar sobre o Almuten Figuris. Recentemente realizei uma postagem sobre os planetas dominantes no contexto das natividades, na qual este tema estava englobado. Todavia, considerando a extrema complexidade e singularidade do Almuten Figuris nas genituras, falar sobre este planeta torna-se imperioso.
O Almuten Figuris é o ponto mais profundo, psicológico e espiritual da Astrologia Tradicional. O planeta que se sagra vencedor desta eleição na natividade representa o mais íntimo propósito de vida do nativo, o sentido norteador de sua existência.
O Almuten Figuris representa, ainda, uma energia onipresente que atua nos bastidores de cada processo de luta ou fuga do nativo. Imputa-se a este astro o sentido de guardião da natividade. Porém, a manifestação deste significador poderá se manifestar através de todo tipo de caráter, bom ou mau, conforme a natureza e estado cósmico do planeta que se sagra eleito como Almuten da natividade.
O processo de identificação e eleição do Almuten Figuris é complexo. No sítio eletrônico Astrologia Medieval, do astrólogo português Paulo Alexandre Silva, podem ser encontradas as diretrizes norteadoras para encontrar o Almuten Figuris nos mapas astrológicos. Este método se baseia nas orientações do astrólogo medieval Abraham Ibn Ezra, que viveu nos séculos XI e XII. Na obra "Christian Astrology" de Willian Lilly também encontramos menção ao Almuten Figuris. Não confundir com o "Senhor da Natividade" proposto por este autor.
Todavia, a palavra final sobre a definição do Almuten Figuris sempre ficará a cargo do astrólogo. A quantificação e a pontuação dos planetas, conforme critérios técnicos estabelecidos, apenas auxilia o trabalho do profissional, não limitando-o. Em alguns casos, haverá claro destaque de um planeta, em outros, dois ou mais planetas podem ser postulantes à posição de Almuten Figuris.
Observados os critérios pertinentes a esta eleição, deve ser dada a preferência ao planeta que for regente de uma quantidade maior de planetas ou pontos importantes da carta natal. Não raramente, o regente do ascendente é este planeta. Os planetas que estão envolvidos em muitos aspectos também figuram em posição de destaque e influência na carta natal e podem receber a preferência na eleição do Almuten Figuris.
Vamos à técnica. Para efetuar o processo de eleição do Almuten Figuris, devem ser analisados os cinco pontos hylegíacos da natividade:


1) O grau do signo ascendente;
2) O grau do signo solar;
3) O grau do signo lunar;
4) O grau do signo da Parte da Fortuna;
5) O grau do signo da Lunação Anterior ao Nascimento.


O componente celeste:


O regente domiciliar de cada um dos locais acima elencados recebe cinco (05) pontos;
O regente, por exaltação, destes locais recebe quatro (04) pontos;
Os senhores da triplicidade, todos os três, dos cinco locais mencionados, recebem três (03) pontos;
Os senhores dos termos de todos os locais analisados recebem dois (02) pontos;
Os senhores das faces planetárias correspondentes a estes locais recebem um (01) ponto.



O componente terrestre:

De acordo com a sua posição nas casas astrológicas, os planetas receberão a seguinte pontuação:

Casa I - 12 pontos;
Casa X - 11 pontos;
Casa VII - 10 pontos;
Casa IV - 09 pontos;
Casa XI - 08 pontos;
Casa V - 07 pontos;
Casa II - 06 pontos;
Casa VIII - 05 pontos;
Casa IX - 04 pontos;
Casa III - 03 pontos;
Casa XII - 02 pontos;
Casa VI - 01 ponto.



O componente diário e horário: 

Ao planeta que for senhor do dia no qual a natividade se deu, é atribuído sete (07) pontos;
Ao planeta que governar a hora planetária na qual se deu o nascimento é atribuído seis (06) pontos;
Eu faço a recomendação do cálculo manual, para evitar erros que são bastante comuns em muitos softwares e sites de Astrologia. Ainda assim, a utilização de um software de Astrologia, como o gratuito e confiável Morinus, pode auxiliar o astrólogo ou o estudante a proceder à eleição. Vamos visualizar agora a carta natal que vai exemplificar o tema do artigo e o diagrama de pontuação dos planetas na eleição do Almuten Figuris:






Com o mapa e a tabela de avaliações gerada pelo Morinus em tela, vamos dissecar ponto a ponto cada passo do cálculo, até chegar à eleição do Almuten Figuris. Os cinco pontos vitais celestes com as pertinentes pontuações são os seguintes:


1) O ascendente: 00º02'44" do signo de Capricórnio - domicílio de Saturno (05 pontos), exaltação de Marte (04 pontos), triplicidade da Lua, Vênus e Marte (03 pontos), termos de Mercúrio (02 pontos) e face de Júpiter (01 ponto);
2) O Sol: 00º43'25" do signo de Peixes - domicílio de Júpiter (05 pontos), exaltação de Vênus (04 pontos), triplicidade de Marte, Vênus e Lua (03 pontos), termos de Vênus (02 pontos) e face de Saturno (01 ponto);
3) A Lua: 15º24'36" do signo de Libra - domicílio de Vênus (05 pontos), exaltação de Saturno (04 pontos), triplicidade de Mercúrio, Saturno e Júpiter (03 pontos), termos de Júpiter (02 pontos) e face de Saturno (01 ponto);
4) A Parte da Fortuna: 15º21'32" do signo de Touro - domicílio de Vênus (05 pontos), exaltação da Lua (04 pontos), triplicidade da Lua, Vênus e Marte (03 pontos), termos de Júpiter (02 pontos) e face da Lua (01 ponto);
5) A Lunação Anterior ao Nascimento: 27º32'16" do signo de Leão - domicílio do Sol (05 pontos), não há exaltação de nenhum planeta no signo de Leão, triplicidade de Júpiter, Sol e Saturno (03 pontos), termos de Marte (02 pontos) e face de Marte (01 ponto).


De acordo com a sua potência terrestre, conquistada através de suas posições nas casas astrológicas do mapa natal, os planetas pontuam da seguinte forma:


Júpiter - casa I - 12 pontos;
Lua - casa XI - 08 pontos;
Marte - casa XI - 08 pontos;
Saturno - casa XI - 08 pontos;
Vênus - casa II - 06 pontos;
Mercúrio - casa III - 03 pontos;
Sol - casa III - 03 pontos.


Aqui, uma importante observação. O software Morinus indicou que a Lua estava posicionada na casa X e lhe atribuiu onze pontos erroneamente. A Lua, contudo, está tecnicamente posicionada na casa XI e deve receber oito pontos por sua força terrestre. Este simples caso não deixa dúvidas quanto à indispensável necessidade da perícia do astrólogo diante dos dados apresentados pelos sistemas astrológicos eletrônicos.
Na sequência, se atribui sete pontos para o planeta regente do dia, que é o Sol e seis pontos para o planeta regente da hora planetária correspondente ao nascimento, que é Saturno. Após a conclusão do processo de pontuação com base nas posições celestes, terrestres e específicas para o dia e hora de nascimento, temos o seguinte cenário:


Saturno - 31 pontos;
Vênus - 31 pontos;
Júpiter - 28 pontos;
Marte - 24 pontos;
Lua - 22 pontos;
Sol - 18 pontos;
Mercúrio - 08 pontos.


Como pode ser vislumbrado, há um empate de pontos obtidos entre Vênus e Saturno na eleição do Almuten Figuris. Resta agora proceder ao desempate, que irá revelar qual dos dois astros se sagrará eleito. Os passos sugeridos são os seguintes:


1) Qual dos dois planetas possui dignidades celestes maiores nos locais hylegíacos? Neste primeiro critério Vênus leva vantagem, pois governa o local da Lua, que é o luminar condicional da carta, pela dignidade de domicílio. Além disso, Vênus dispõe do Sol em Peixes por exaltação e da Parte da Fortuna, colocada em Touro, por domicílio. Saturno se exalta no local da Lua e governa o ascendente da carta, pontuando pela dignidade celeste maior de domicílio;

2) Qual dos dois planetas governa mais planetas e pontos na natividade? Agora temos vantagem para Saturno. É o astro regente do ascendente, dispositor de Mercúrio, Vênus e Júpiter por domicílio e da Lua por exaltação;

3) Qual dos dois planetas se envolve em mais aspectos na carta natal? Vênus está no segundo grau de Aquário. Considerando a luz de sua orbe, ainda não forma aspecto aplicativo com nenhum planeta. Por signos inteiros não pode ser considerada um planeta feral. Marte se separa de uma conjunção com Saturno. Mercúrio se separa de uma quadratura com Saturno e Júpiter se aplica a seu dispositor através de um sextil. Por este terceiro critério, vantagem saturnina;

4) Qual dos dois planetas se sobrepõe em hierarquia na genitura? Saturno é um planeta mais lento e dispõe de Vênus, sua concorrente. Além disso, Saturno aparece colocado em uma casa mais forte e elevado acima de Vênus. Mais um ponto para Saturno;



Após a aplicação dos critérios técnicos sugeridos para o desempate da eleição, Saturno é escolhido o Almuten Figuris da natividade. A sua eleição, contudo, não elimina o elevado poder de representação e influência simbolizados por Vênus. Sendo assim, este planeta pode ser considerado como uma espécie de Co-Almuten da natividade, a qual será marcada fortemente pelo binômio energético Saturno-Vênus.
Saturno, como Almuten Figuris da genitura, inclina os nativos à profundidade, à reflexão, à investigação, à ciência e ao oculto. Como planeta social, o mais distante e frio de todos, Saturno inclina os nativos sob sua representação espiritual a um certo grau de distanciamento e separação do todo, na esfera social. Vênus, na posição de Co-Almuten, acrescenta o gosto pelos prazeres e pelo amor, enfim, pela dimensão agradável da vida.
            Chega ao fim esta longa eleição. Como pôde ser verificado, não se trata de um processo simples e mecanicista. A identificação do Almuten Figuris, que se materializa nas natividades como um significador espiritual e de propósito vital, deve ser repleta da mais minuciosa técnica astrológica. Até breve, leitores!