quinta-feira, 20 de junho de 2024

O Ingresso Solar em Câncer em 2024


Nesta quinta, às 17h51min, o Sol ingressou em Câncer. Começou oficialmente o inverno no hemisfério sul e o verão no hemisfério norte. Além de demarcar as estações, o ingresso solar neste signo é preponderante para a realização de previsões em Astrologia Mundial.

Em 20 de março tivemos o principal ingresso anual do Sol, em Áries, marcando o início do ano astrológico. Nesta carta, o ascendente estava em Capricórnio, indicando a necessidade de analisar complementarmente todos os ingressos do Sol em signos cardinais.

Em uma carta levantada hoje para Brasília-DF, o ascendente novamente é Capricórnio. Saturno rege o ascendente e se coloca próximo ao fundo do céu, em Peixes. A Lua está em Sagitário, na casa XII, e envia uma quadratura para Saturno.

A posição da Lua na casa XII e em angulação tensa com Saturno preocupa. Esta configuração pode representar mais fenômenos naturais ameaçando populações. Considerando que ambos são os senhores das casas I e VII, pode haver algum rompimento ou distanciamento do Brasil em alguma relação internacional, seja ela diplomática ou comercial.

Carta do Ingresso Solar em Câncer, dia 20/06/2024, às 17h51min, Brasília-DF. 

Em que pese isto, o Sol, que representa o rei e Mercúrio, regente da casa X e significador do governo, estão posicionados na casa VII. A agenda do país se volta para o exterior, para o comércio. Ligados à Vênus e à Parte da Fortuna nesta morada, trazem alguma possibilidade de sucesso no tema.

Marte afligia a casa II e a Parte da Fortuna no tema de ingresso de março e, conforme previsto, trouxe problemas à Economia, com o aumento da dívida, permanência de juros em patamares elevados, desvalorização monetária e gastos governamentais com a catástrofe climática no Rio Grande do Sul.

O próximo trimestre não contará com tantos percalços em temas econômicos. Marte não tensiona a Parte da Fortuna e os demais significadores financeiros. Além disso, recebe um sextil de Vênus, sua dispositora.

Porém, o cobertor é curto e o orçamento seguirá apertado. Saturno governa a casa II, Júpiter está em Gêmeos na casa VI, a Lua dispõe da Fortuna e está na XII, se aplicando por quadratura a Saturno.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Marte em Touro


Na madrugada do último domingo, Marte ingressou em Touro. O planeta guerreiro fica nesta morada de Vênus até o dia 20 de julho.

Depois de um trânsito avassalador por Áries, seu domicílio diurno, Marte se exila em Touro. As duas casas de Vênus, Touro e Libra, representam os exílios de Marte.

Marte em Áries é o general de infantaria. Está no local certo para comandar suas tropas na frente de batalha. Este trânsito em 2024 marcou todas as operações de ajuda e salvamento durante as enchentes aqui no Rio Grande do Sul.

Em Touro, Marte não possui mais o mesmo poder. Está muito distante de casa e as armas que lhe são comuns não estão à disposição. É necessário paciência e poupar recursos antes de agir.

Não devemos pensar, contudo, que se trata de um Marte bonzinho. A natureza essencial do planeta não muda. Em um signo fixo e bestial, Marte não costuma desperdiçar energia, mas pode usá-la de forma bastante incisiva e até mesmo violenta.

Quando está em seus outros signos de debilidade maior, Libra e Câncer, Marte pode indicar muitas contendas nas esferas emocional e afetiva. Esta manifestação não costuma ocorrer com o mesmo vigor quando está em Touro.

Hieronymus Cardanus, astrólogo do século XVI, afirma que a posição de Marte em signos cardinais induz à cólera e à precipitação. Isso é mais verdadeiro quando Marte está em seus signos de debilidade. A polaridade feminina e a modalidade fixa de Touro concedem arrefecimento e estabilidade à energia marcial. Marte em Touro é menos disruptivo e mais construtivo, mantenedor.


Carta do Ingresso Solar em Áries, dia 20/03/2024, às 0h06min, Brasília-DF.

Em Astrologia Mundial, Marte em Touro formará uma quadratura com a Lua em Leão do mapa do ingresso solar em Áries. Além disso, fará conjunção com Júpiter e quadratura com a Parte da Fortuna.

Nesta carta de março, levantada para Brasília-DF, Marte está na casa II e se opõe ao Lote da Fortuna. Por signos inteiros, quadra Júpiter e se opõe à Lua, que está na VIII e governa a casa VII. Nos próximos dias, teremos notícias difíceis envolvendo temas financeiros, juros, dívidas e parceiros comerciais.


Carta do Eclipse Anular do Sol, dia 14/10/2023, às 14h54min, Brasília-DF.

Comparado à carta do eclipse solar de 14/10/2023, que afetou profundamente o Brasil, Marte em Touro formará oposição ao seu grau, em Escorpião. Neste mapa, Marte é senhor da casa II, trazendo mais uma indicação de problemas econômicos para o país nas próximas semanas.

No mapa natal, verifique a casa que Marte em Touro ingressará e os aspectos que ele formará com outros planetas e pontos importantes. Se ele passar sobre os ângulos, especialmente o ascendente e o meio do céu, ou tocar o Sol, a Lua, o regente do ascendente ou outro planeta ativo no momento, o trânsito pode ter alguma importância pessoal.