quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O Eclipse Parcial do Sol em Escorpião em Outubro de 2022

Ontem pela manhã tivemos o eclipse parcial do Sol em Escorpião. Este fenômeno teve visibilidade setentrional, afetando regiões como o nordeste da África, Oriente Médio, Europa e a porção ocidental da Ásia. Os países que experimentaram o eclipse com um grau maior de ocultação do Sol foram Suécia, Finlândia, Rússia, Ucrânia, Irã, Paquistão e Índia.

Escorpião governa classicamente regiões do norte da África que hoje correspondem à Argélia, Líbia, Tunísia e Mauritânia. Israel, Síria, Turquia, porções da Espanha, Alemanha e Suécia, e também a Noruega estão ligadas a este signo de Marte. Algumas regiões são destacadas duplamente, pela regência e observação da ocultação do Sol.


Mapa da Zona de Ocultação do Eclipse Solar de 25/10/2022 - Fonte: timeanddate.com

As duas nações envolvidas no conflito militar mais importante do momento, Rússia e Ucrânia, foram afetadas pelo fenômeno de ontem. O próximo eclipse da Lua, do dia 08 de novembro, ocorre em Touro e este é um signo tradicionalmente ligado à Rússia.

Em uma carta levantada para Moscou, o eclipse solar em Escorpião aparece na casa XI, por signos inteiros. Vênus está conjunta aos luminares e migra para o hemisfério ocidental.

Marte é o senhor do eclipse, pois a ocultação do Sol ocorreu em seu domicílio e termos. O astro guerreiro aparece na casa VI, em Gêmeos, no local de seu júbilo. Mercúrio lhe lança um trígono e o recebe em sua morada diurna.


Carta do Eclipse Parcial do Sol em Escorpião, dia 25/10/2022, às 13h48min, Moscou-Rússia.


Mercúrio está na casa X e governa as casas VI e IX. Marte ocupa a casa VI e tem poder sobre as casas IV e XI. Os contatos fluentes entre Mercúrio e Marte simbolizam astúcia e enganos. Considerando as casas regidas pelos planetas, podemos esperar por mobilização de tropas (Marte, casa VI), com respaldo legal (casa IX) e do parlamento (casa XI).

A visibilidade é um fator preponderante para a interpretação do eclipse. Logo, por não ser visível e não possuir relação com o signo de Escorpião, este fenômeno não representa maiores implicações para o Brasil. Todavia, ressalto que Escorpião corresponde ao local da Lua na carta do ingresso solar em Áries de 1889, que é utilizada em Astrologia Mundial para previsões ao nosso país. Tal planeta governa a casa IV deste tema. Logo, o eclipse pode ser um elemento desfavorável para a oposição ao governo.

Para as natividades, os eclipses sempre foram mais importantes às figuras de alto poder, como reis e presidentes. Se o grau do eclipse estiver muito próximo de pontos focais da carta natal, como ascendente, Sol, Lua, meio do céu e Parte da Fortuna, existe a possibilidade do fenômeno ter alguma importância pessoal. Isto deve ser medido e confirmado pela leitura particular da carta natal e das técnicas preditivas que podem indicar, também, a ativação dos significadores tocados pelo eclipse.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Os Trânsitos da Segunda Quinzena de Outubro de 2022



O céu deste final de outubro traz algumas mudanças importantes. Depois de mais de quatro meses retrógrado, Saturno retoma o seu movimento direto e prepara o seu último avanço por Aquário, sua principal morada.

Se considerarmos o trânsito por Capricórnio, já são quase cinco anos de Saturno domiciliado, em seu trono. Neste período, experimentamos a pandemia, crises econômicas mais profundas, nacionalismo exacerbado, cisão de mercados e ampliação dos conflitos de cunho comercial ou bélico. Em março de 2023 Saturno ingressará em Peixes e perderá muito poder, passando ao controle temporário de Júpiter.

Marte está em Gêmeos e progredirá apenas mais um grau nas próximas semanas. Depois da primeira estação, entra em movimento retrógrado no dia 30 de outubro. O astro guerreiro ficará muito tempo neste signo de Mercúrio. Assim como Saturno, trocará de morada apenas em março do ano que vem.

As retrogradações de Marte ocorrem a cada dois anos, aproximadamente. Neste mês, Marte fica estacionário em estreita proximidade de graus com o ascendente da carta do Ingresso Solar em Áries, que marcou o início do ano astrológico, em 20 de março. No tema de ingresso, Marte era senhor da décima casa.

Júpiter, que está retrógrado em Áries, retorna para o seu domicílio noturno, em Peixes, na madrugada de 28 de outubro. A recuperação de sua dignidade celeste superior pode indicar um período de maior pacifismo e arrefecimento de conflitos. Júpiter retorna para Áries, em movimento direto, no final do ano.

Em Peixes, Júpiter conquista um grau maior de senhoria e pureza. Todavia, Áries é um território que confere uma expressão mais ativa ao maior astro benéfico. Júpiter é um planeta diurno, masculino e que governa a triplicidade noturna do fogo. Se expressa de forma bastante vigorosa neste signo quente e cardinal regido por Marte.