sábado, 20 de junho de 2020

Mercúrio - O Quarto Planeta Retrógrado em 2020


Na madrugada da última quinta-feira, Mercúrio iniciou o seu segundo ciclo de retrogradação anual. O planeta mensageiro ficará em Câncer até à primeira semana de agosto.
Os signos de água não concedem uma boa expressão representativa para Mercúrio. Se trata do planeta que governa a comunicação, a escrita e a retórica. Câncer, Escorpião e Peixes são signos mudos, que prejudicam e subjetivam tais propriedades mercurianas.
Dentre os três signos de água, talvez seja Câncer a morada que representa menor debilidade a Mercúrio. Peixes é o signo de seu exílio e queda. Escorpião é um signo fixo e de regência marcial, que torna a sua expressão mais lenta, condensada e maliciosa. Em Câncer, Mercúrio encontra o movimento característico da quadruplicidade cardinal.
A retrogradação de Mercúrio coloca o quarto astro errante em tal movimento simultaneamente. Vênus também está retrógrada e manterá esta direção por mais uma semana. Júpiter e Saturno ficam retrógrados até setembro.
A retrogradação dos planetas inferiores - Mercúrio e Vênus - é considerada mais aflitiva quando comparada aos planetas superiores. O motivo parece residir, principalmente, no fato de perderem a sua luz durante o movimento retrógrado, pois caminham na direção do Sol e da combustão. Os planetas superiores - Marte, Júpiter e Saturno, quando retrógrados, se tornam mais brilhantes no céu, grandes senhores de suas luzes.
Outros fatores devem ser levados em consideração para avaliar o grau de importância e aflição de um processo de retrogradação planetário. A ciclicidade é um deles. Mercúrio retrograda constantemente, três vezes ao ano. Vênus entra em movimento retrógrado a cada um ano e meio. Logo, se pode inferir que tal processo é mais singular e aflitivo ao menor astro benéfico. Para o caso de Júpiter e Saturno, que ficam retrógrados quatro meses todos os anos, não há muita diferenciação ou singularidade entre seus processos.
No caso dos planetas inferiores, a retrogradação ainda pode ser avaliada quando combinada ao grau de aflição que a consequente combustão provocada pelo Sol poderá proporcionar ao planeta. Mercúrio concorda em secura com o luminar diurno e sempre está muito próximo a ele.
Vênus é feminina e noturna, fria e úmida para a maioria dos autores. A combustão é uma aflição severa para a menor das fortunas, pois Vênus discorda totalmente das propriedades solares, que são masculinas, diurnas, quentes e secas.
Novamente, se conclui que a retrogradação e a combustão de Vênus tendem a possuir uma representação essencial bem mais negativa do que para Mercúrio. Entretanto, o movimento retrógrado de Mercúrio ganha, no imaginário popular, a posição de representante isolado de grandes catástrofes nas comunicações e tecnologias. A despeito destes temores, tudo ocorrerá dentro da normalidade na maior parte do tempo em que Mercúrio estiver retrógrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário