terça-feira, 26 de novembro de 2019

Os Métodos de Retificação de Horário dos Mapas Natais

Uma das demandas que comumente são trazidas até os astrólogos diz respeito à retificação do horário de nascimento natal. São muitas as técnicas que prometem elucidar com precisão este momento tão importante, sobre o qual toda a interpretação astrológica irá se pautar.
A primeira questão que deve ser levantada, pelo próprio nativo ou pelo astrólogo quando recebe tal demanda, diz respeito à necessidade do processo de retificação. Quais informações natais eu possuo? Apenas o dia de nascimento? Possuo a hora natal, mas esta não é fidedigna? Nasci às 14h10min ou às 14h20min? A depender do horário que será considerado, o ascendente, o meio do céu, a Parte da Fortuna e até mesmo a Lua podem mudar de signo?
Se as informações natais forem extremamente vagas, há sim a necessidade de empregar o processo de retificação da carta. Quanto menos dados natais estiverem disponíveis e menor for o seu grau de fidedignidade, maior será o trabalho do astrólogo, em termos de tempo, de técnicas que serão utilizadas no processo e de custos para executar a retificação da carta natal.
Quando os dados natais possuem uma margem de variabilidade pequena, que oscila apenas entre alguns minutos de hora, deve ser definido se a retificação da carta deverá ou não ser procedida. Opino afirmativamente para os casos nos quais o ascendente se encontra em regiões limítrofes, podendo ocorrer a sua mudança a depender do horário a ser considerado. Da mesma forma, se existe possibilidade de alterações no ângulo do meio do céu e nas posições da Parte da Fortuna e da Lua, opino favoravelmente sobre a retificação do horário da carta natal.
Porém, quando a resposta é negativa para todas as possibilidades de mudanças elencadas acima, o processo de retificação do mapa natal passa a ser eletivo e deixa de ser uma necessidade para a realização da interpretação do mapa natal. Com toda a certeza devemos ter em mente que quanto mais precisos forem os dados natais, maior fidedignidade será apresentada durante a leitura do mapa natal, principalmente no que concerne à precisão temporal das previsões realizadas pelo astrólogo.
Eu tenho em mente que sempre devemos partir de procedimentos e técnicas mais simples em direção àquelas de maior complexidade, conforme a necessidade apresentada. Quando procedo à retificação de uma carta natal, sempre realizo a combinação de mais de uma técnica retificadora. Apresentarei abaixo aquelas que utilizo e alguns exemplos de suas aplicações:


A identificação do temperamento e da motivação primária

Este binômio, extremamente importante em qualquer leitura de carta natal, é estreitamente dependente do ângulo ascendente e de seu senhor, no caso da motivação primária e, além do ascendente e de seu regente, também dos planetas que aspectam este ângulo na natividade, bem como, das posições corretas e respectivas fases dos dois luminares no caso do cálculo do temperamento. Existem artigos aqui no site acerca de como procedo a estes dois cálculos.
Se o suposto ascendente natal está na região limítrofe entre os signos de Escorpião e Sagitário, por exemplo, teremos um componente fleumático ou colérico fornecido ao temperamento do nativo. Os dois são dicotômicos, pois gozam de qualidades primitivas antagônicas. A depender do signo zodiacal que ascende, um planeta ou outro lançará seus raios ao ângulo ascendente, concedendo a sua natureza essencial ao temperamento. Aqui podemos usufruir de um primeiro elemento de diferenciação simples.
A colocação do planeta regente do ascendente, por signo e casa astrológica, sempre revela uma área da vida do nativo pela qual há um interesse fundamental em seus temas, sempre participante de sua motivação primária de vida. Se considerarmos ascendente A ou B, teremos um senhor do ascendente X ou Y, que ocupará uma ou outra casa astrológica, em determinado signo zodiacal. A única exceção reside em Saturno, quando há dúvidas se o ascendente natal é Capricórnio ou Aquário. Neste caso, independentemente do ângulo ascendente que será identificado, o seu senhor e sua posição serão invariáveis.
O próprio signo ascendente a ser considerado é elemento de desambiguação através da motivação primária. Escorpião indica, como signo feminino e de água, a necessidade de segurança no campo das emoções. Sagitário, enquanto signo masculino e de fogo, sinaliza o desejo pelo poder. Aqui também há forte dicotomia entre a natureza e aspirações do nativo, a depender do ascendente que será considerado.


 A identificação da aparência física

É notório que cada signo zodiacal fornece características físicas e faciais distintas quando ocupa o ângulo ascendente. Dentro do mesmo signo ascendente, ocorrerão distintas disposições conforme os termos que ocupam o grau ascendente. Esta diferenciação poderia ser levada até à dodecatemoria e à monomoiria de cada signo, mas isto já ultrapassa o objetivo básico deste artigo.
Quando há dúvidas sobre a disposição de um ou outro signo no ângulo ascendente da carta natal, a análise do tipo físico do nativo e sua disposição fácil é muito pertinente. Tomemos como exemplo os signos de Peixes e Áries em um caso de retificação necessária. O primeiro signo é frio e úmido, regido por Júpiter e Vênus. Proporciona um corpo frágil e uma disposição arredondada. Áries é quente e seco, regido por Marte e pelo Sol, fornece um corpo bem disposto, com ombros largos, membros bem desenvolvidos, estrutura óssea forte e tendência ao tipo físico relativamente magro. Há um abismo entre os dois signos zodiacais e as características que ambos podem conceder à compleição física.
Existem, contudo, outros fatores de complicação. Muitas vezes, pelo grande período que necessita ser investigado, vários signos são candidatos a ocupar o ângulo ascendente da carta. Em muitos casos, da mesma forma, estes signos não apresentam características tão opostas como no caso exposto em tela. Além dos signos, temos a influência planetária na aparência, da mesma forma que ocorre com o temperamento. Se há no ângulo ascendente um signo que testemunhe favoravelmente ao arredondamento das formas e à retenção de líquidos e, ao mesmo tempo, Saturno está em conjunção ao ascendente ou em aspecto estreito a ele, é mais do que provável que o corpo se torne muito mais magro do que a indicação física fornecida pelo signo zodiacal. Saturno, neste caso, também fornecerá componente melancólico ao temperamento. Se Capricórnio ascender e Marte estiver colocado neste signo, a pele se tornará mais avermelhada, o temperamento ganhará componente colérico e a estrutura física se tornará mais robusta e atarracada, acenando para uma estatura mais baixa do que aquela que comumente é indicada pelo domicílio noturno de Saturno quando ocupa o ascendente do mapa natal.


A Trutina de Hermes

Esta técnica, exposta através de diversas variantes por autores que vão de Valens a Lilly, também é classicamente utilizada para proceder à retificação do mapa natal. O pressuposto fundamental da técnica se baseia na relação entre o ascendente natal e a posição da Lua com estas mesmas colocações em uma carta astrológica de concepção.
Valens e Lilly concordam no que diz respeito ao número mínimo e máximo de dias para uma gravidez completa, bem como, sobre as circunstâncias nas quais estes períodos são assinalados. O primeiro elemento que devemos identificar é se a Lua está abaixo ou acima do horizonte, na carta avaliada com seu atual horário hipotético. Quando a Lua está posicionada abaixo do horizonte, a quantidade estimada de dias para a gravidez completa deve ser calculada a partir da distância do luminar noturno até o ascendente. De modo contrário, quando a Lua está disposta acima do horizonte, esta distância é calculada entre a sua posição e o descendente.
Com a Lua colocada abaixo do horizonte, se parte de um total de 273 dias se o luminar noturno estiver colocado no ascendente da carta. À medida que esta distância aumenta, dias são acrescentados, até o limite de 288 dias, reservado para os casos nos quais a Lua estiver disposta no descendente. Nos temas natais em que a Lua estiver posicionada acima do horizonte, se tem um período máximo de dias se ela estiver no ascendente da carta, totalizando 273 dias. À medida que a Lua se afasta do ângulo descendente, a quantidade de dias de gravidez é acrescentada, partindo dos 258 dias de gestação quando a Lua estiver no descendente da figura. A ordem de acréscimo ou decremento ocorre na razão de um dia para cada 12 graus de afastamento do ângulo de referência.
As afirmações de ambos os autores necessitam de uma explicitação maior, a fim de que interpretações equivocadas não ocorram. Quando a Lua é citada no ascendente e no descendente, nas cartas em que aparece acima ou abaixo do horizonte, me parece que a sua colocação no primeiro ou no sétimo signo deve ser observada primeiramente. Nestes casos, ainda que se trate de uma carta cujo horário careça de total precisão, a colocação da Lua nestes ângulos sempre suscitará a dúvida sobre a sua posição abaixo ou acima do horizonte, fato este que implicará na atribuição de um número maior ou menor de dias para a duração da gravidez nos casos em que a Lua estiver próxima ao descendente da carta, abaixo ou acima do horizonte. No ascendente, a concessão de dias é a mesma e independe da colocação da Lua no hemisfério visível ou invisível da natividade.
Os limites de aplicação da Trutina de Hermes ocorrem nos casos cujo horário de nascimento é desconhecido ou o seu recorte temporal de possibilidades é muito extenso. Quando a dúvida abrange apenas alguns minutos ou horas, a sua aplicabilidade é fácil e gera bons resultados. Em minha prática, observo a conexão estreita entre a Lua da concepção e o ascendente natal. Também há outros padrões natais que são evocados na carta conceptiva, como o ascendente desta carta correspondendo à Parte da Fortuna natal, este lote hylegíaco colocado na mesma casa em que estava na natividade, a Lua atravessando a mesma fase que experimentava na carta natal e os ângulos do meio do céu e do fundo do céu alternando as suas posições.
Tomemos como exemplo a Lua colocada acima do horizonte, no signo de Câncer, em 16°25’49” da morada lunar. O descendente está colocado no 04°48’52” do signo de Peixes. É o exemplo de uma carta astrológica que vejo em tela no momento. Existe uma distância de 131°37’03” entre o descendente e a posição da Lua, que pode ser traduzida em 10 dias, 19 horas e 14 minutos, partindo dos 258 dias de gestação acenados para o caso da Lua estar colocada no descendente da carta. Somando os dias pertinentes aos graus de distanciamento do luminar noturno em relação à cúspide da casa VII, temos uma resultante de 268 dias, 19 horas e 14 minutos, que será decrementada do horário de nascimento hipotético e fornecerá a carta astrológica conceptiva.


O Animodar

Este método tradicional, presente em diversas obras clássicas, como Ptolomeu e Lilly, tem se mostrado bastante promissor para a identificação do grau ascendente correto da carta natal. De um modo sintético, procuramos pela Syzygy Ante Nativitatem e identificamos o planeta que possui o maior número de dignidades neste local, no caso da lunação ser uma Lua Nova. Nos casos em que a Sizígia foi uma Lua Cheia, é necessário verificar o planeta que possui o maior número de dignidades no local do luminar que está acima do horizonte na carta da lunação. Uma vez identificado o significador, é aferido o grau que este planeta ocupa na carta natal. Se este astro, dentro do horário aproximado que é considerado para o levantamento do mapa natal, está mais próximo do ângulo ascendente, o grau que este planeta ocupa na natividade deve ser corrigido para este ângulo. Se a maior proximidade se der com relação ao meio do céu, deverá ser procedido de modo análogo para a correção deste ângulo.
Por exemplo, a Sizígia está disposta no 10° do signo de Câncer e se trata de uma Lua Nova. Neste local, o Almuten do grau é a Lua. No mapa natal, a Lua está posicionada no 21° do signo de Libra. O ascendente da carta está colocado no 09° do signo de Sagitário e o meio do céu no 27° do signo de Virgem, ambos os ângulos hipotéticos por ora. Como o 21° de Libra está mais próximo do meio do céu do que do ascendente, o meio do céu da carta deverá ser corrigido para o 21° de Virgem, pois este grau é aquele ocupado pela Lua, o Almuten da Sizígia.
O método Animodar é bastante preciso para a correção da hora de nascimento. A sua principal limitação reside nos casos em que a amplitude temporal de possibilidades de horário de nascimento são muito extensas, sendo impossível determinar se o Almuten da Sizígia ou do luminar colocado acima do horizonte durante a lunação está mais próximo do ascendente ou do meio do céu da carta natal.


As Direções Primárias

As direções primárias ganharam a reputação de infalível precisão preditiva e retificadora. A grande revelação é que isto está muito longe de ser uma verdade absoluta. As Direções Primárias funcionam de modo análogo à Firdaria e o início de uma direção marca a abertura de um período no qual eventos análogos aos significadores e promitores envolvidos podem ocorrer.
Entretanto, as direções baseadas no movimento primário do céu podem ser muito úteis para identificar os ângulos e a Parte da Fortuna natais. Partindo do horário estimado para o nascimento, o astrólogo pode proceder à direção do ascendente, do meio do céu e da Parte da Fortuna aos promitores e buscar por acidentes e, neste caso, o termo acidente remete a todo e qualquer evento experimentado pelo nativo de forma marcante, seja ele bom ou mau, e que pode auxiliar no processo de retificação.
Por exemplo, o nativo apresenta como eventos marcantes em sua vida, o casamento, o nascimento de um filho, uma elevação na carreira e uma cirurgia de grande porte. No primeiro caso, pode ser esperada uma direção do ascendente ou do meio do céu a Vênus ou ao planeta regente da casa VII. Para o nascimento do filho, o meio do céu também pode ser ativado, na direção de Vênus, Júpiter ou do senhor da casa V. A promoção profissional pode ser vislumbrada pela direção do meio do céu a um dos luminares, a uma estrela fixa benéfica e afortunada, às fortunas quando assim determinadas ou ao senhor da casa X. Na cirurgia, podem ser encontradas direções do ascendente ou da Parte da Fortuna aos planetas maléficos naturais, que são Marte e Saturno e também aos senhores das casas maléficas, com ênfase para o regente da casa XII.


Estudos de caso - Aplicação das técnicas de retificação do ascendente

Para a aplicação das técnicas retificadoras do ascendente natal, vou utilizar duas natividades. Uma delas já foi apresentada na exemplificação do cálculo da Trutina de Hermes. A outra já foi utilizada no estudo do Almuten Figuris e apresenta o ascendente no primeiro grau do signo de Capricórnio, com o horário redondo de 01h30min na certidão de nascimento. Em ambos os casos, vou aplicar a Trutina de Hermes e o Animodar e demonstrar seus resultados. Em caráter complementar, também utilizarei, no que couber, os métodos mais singelos e experimentais de retificação dos dados natais, caso da análise da motivação primária vital, do temperamento e da aparência física.
A primeira natividade é de uma mulher, a qual já foi abordada no estudo dos significadores profissionais das natividades. O horário da certidão de nascimento é 02h20min, apresentando um ascendente em 04°48’52” do signo de Virgem. A Lua está colocada em 16°25’49” do signo de Câncer, a uma distância de 131°37’03” do descendente natal. Considerando as regras já expostas para a Trutina de Hermes, o período concepcional chega uma resultante de 268 dias, 23 horas e 12 minutos, que deverão ser decrementados a partir do horário de nascimento datado na certidão, que corresponde às 02h20min do dia 06 de novembro de 1982. A carta concepcional é aprazada para o dia 10 de fevereiro de 1982, às 03h08min. O ascendente do mapa concepcional corresponde ao signo ocupado pelo planeta regente do ascendente natal e Almuten Figuris, que é Marte. A Lua atravessa a mesma fase em que estava no mapa natal e ocupa o signo de Virgem, o próprio ascendente natal. O meio do céu concepcional corresponde ao ascendente natal, assim como o descendente aparece no fundo do céu do mapa de concepção da nativa. Observo, ainda, que o descendente da carta concepcional corresponde ao local da Lua natal. Agora vamos à aplicação da técnica de Animodar. A Syzygy Ante Nativitatem está disposta em 08°46’26” do signo de Touro. Se tratou de uma Lua Cheia e o Sol é o luminar colocado acima do horizonte na carta de lunação, no signo de Escorpião. Marte é o Almuten desta posição e está em 03°55’49” do signo de Capricórnio. Como o pequeno maléfico está posicionado em Capricórnio na carta natal, na casa V e mais próximo do ascendente do mapa natal, é este ângulo que deverá ser corrigido para o grau da posição solar. No mapa natal não retificado, o ascendente está disposto em 04°48’55” do signo de Virgem. A técnica indica que este grau deverá ser alocado no quarto grau de Virgem, correspondente à posição radical de Marte, em 03°55'52" de Capricórnio. Neste caso, o Animodar indica que o nascimento ocorreu, aproximadamente às 02h17min, três minutos antes do horário registrado no documento comprobatório do nascimento. As três cartas, com o horário da certidão de nascimento, o mapa da concepção e o tema natal com a retificação aplicada, podem ser visualizados logo abaixo:





A técnica retificadora da Trutina de Hermes comprova a correção do ascendente natal, pela disposição da Lua no signo de Virgem, o próprio ascendente radical. O método Animodar indica que o nascimento ocorreu nove minutos depois do horário indicado pela certidão de nascimento, corrigindo o ascendente em aproximadamente três graus e o meio do céu em dois graus. As alterações observadas nas duas cartas não modificam o temperamento e a motivação primária de vida da nativa.
A segunda natividade é de um homem e já foi utilizada para exemplificar o cálculo do Almuten Figuris aqui no blog. O horário apresentado na certidão de nascimento é 01h30min, do dia 20 de fevereiro de 1984. O ascendente está colocado em 00°02’44” do signo de Capricórnio. Comecemos pela Trutina de Hermes. A carta é noturna e a Lua está 15°24’36” de Libra, a 105°22’52” do descendente, colocado em 00°02’44” do signo de Câncer. Considerados os 258 dias de concepção para a Lua colocada no descendente, podem ser acrescentados mais 08 dias, 19 horas e 13 minutos, perfazendo um total de 266 dias, 19 horas e 13 minutos de gestação. Começando a contagem em 20/02/1984, às 01h30min., chegamos aos dados concepcionais de 29/05/1983, às 06h17min. A carta levantada para estes momento apresenta um ascendente em 23°33’49” do signo de Touro, correspondendo ao signo ocupado pela Parte da Fortuna natal. A Lua está na mesma fase em que se dispunha no tema natal e ocupa o signo de Capricórnio, o próprio ascendente da natividade. O meio do céu da carta corresponde ao fundo do céu natal, enquanto este ângulo conceptivo indica a posição do meio do céu radical. Aplicando a técnica de Animodar, observamos que a Syzygy Ante Nativitatem está posicionada em 27°32’16” do signo de Leão. A lunação foi uma Lua Cheia e a Lua estava posicionada acima do horizonte na carta levantada para o momento exato da Sizígia. O Sol é o Almuten desta posição e está posicionado em 00°43’25” do signo de Peixes no mapa natal. O Sol está colocado na casa III, em sextil com o ascendente, indicando que a correção de grau deverá ser procedida no ângulo oriental da carta, indicando um horário de nascimento próximo das 01h33min. As três cartas, aquela calculada com o horário fornecido na certidão de nascimento, o mapa conceptivo e o tema natal com a retificação aplicada podem ser visualizados logo abaixo:





No caso da segunda natividade, a carta de concepção levantada a partir da aplicação da Trutina de Hermes dá autenticidade para o ascendente natal em Capricórnio, pela colocação do luminar noturno neste signo zodiacal quando da concepção. O grau solar, aferido pelo método Animodar, também ratifica o grau do signo ascendente, alocando-o cerca de 41 minutos de grau adiante da posição calculada a partir da hora apresentada na certidão de nascimento, resultando em um horário natal retificado com três minutos adicionais. Os outros elementos de diferenciação também já indicavam um ascendente no domicílio noturno de Saturno, principalmente pela disposição temperamental, modos e porção da motivação primária de vida. Estes elementos mais simples de retificação são, contudo, distorcidos pela colocação de Júpiter em conjunção ao ascendente Capricórnio na carta natal, que concedem maior robustez corpórea e uma compleição jupiteriana à forma física e ao temperamento, podendo induzir à ideia de um tipo físico ou comportamental sagitariano.
A conclusão deste artigo demonstra a boa efetividade das técnicas da Trutina de Hermes e de Animodar para realizar a retificação do horário de nascimento das natividades. Outros diversos exemplos poderiam ser expostos aqui, mas isto tornaria a postagem extremamente extensa. Cada técnica possui as suas limitações e ambas funcionaram bem para as natividades expostas em tela por apresentarem horário definido em certidão e o processo de retificação abranger um recorte temporal pequeno para análise, investigação e confirmação dos dados natais. A análise do temperamento, da motivação primária e da aparência física pode ser utilizada sempre em caráter complementar, inclusive como primeiro recurso de esclarecimento do horário natal para aqueles estudantes que não estão familiarizados com as técnicas  retificadoras mais complexas.
Neste artigo não utilizei as Direções Primárias. Posso escrever outro com a aplicação delas futuramente. Todavia, como já alertei antes, não há mágica com as direções. Elas podem, contudo, ser muito úteis em processos de retificação de cartas natais cujos horários a serem investigados possuam uma dilação temporal muito extensa. Na medida de minhas possibilidades e conforme prometido em artigo anterior, vou tentar aplicar o processo de retificação à carta natal do ex-presidente Lula. Pretendo realizar outros estudos e aplicações das técnicas de retificação do horário de nascimento, principalmente quando há maior incerteza com relação aos dados natais e envolvendo personalidades diversas, anônimas ou famosas. Uma tarefa bem difícil, a bem da verdade. Porém, nada é fácil quando estamos falando dos métodos de retificação de uma carta natal. Até o próximo artigo, leitores.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

A Quadratura Marte-Saturno e o Eclipse Total do Sol do Dia 02 de Julho de 2019 - O Contexto Sul-Americano


A quadratura exata entre Marte e Saturno ocorreu há duas semanas, no dia 27 de outubro. Nas últimas semanas, diversos movimentos sociais envolvendo violência, militares (Marte) e democracia, sistema legal e poder (Saturno) ganharam a sua representatividade na esfera mundana.
O Chile, o Equador e a Bolívia são os países sul-americanos que materializaram tais eventos com maior ênfase. De um modo geral, há revolta para com o poder instituído e suas medidas para com a sociedade, independentemente da tintura ideológica do governo constituído.
As massas (Lua) têm conseguido avanços e concessões e parecem mais fortes que os sistemas de repressão. Saturno, que também pode ser considerado como um significador democrático, está mais forte que Marte e o recebe. A democracia é a vontade do povo e ela tende, por este testemunho, a prevalecer.
No Brasil não há aceno, por ora, para eventos de tal natureza. Todavia, a Suprema Corte brasileira decidiu acerca de cernes constitucionais (Saturno) envolvendo o cerceamento (Saturno) mais célere (Marte) ou demorado (Saturno) da liberdade daqueles condenados em ações penais. A prisão em segunda instância deixou de ser aplicada e o ex-presidente Lula ganhou a liberdade na última sexta-feira, dia 08 de novembro.
É interessante lembrar que o eclipse total do Sol de 02/07/2019 escureceu diversas capitais da América do Sul, com ênfase para Santiago dentre os países citados. Outra capital que experimentou o eclipse quase que em sua totalidade foi Buenos Aires. A Argentina enfrenta severa crise econômica, já experimentou diversos protestos e elegeu a chapa de oposição e de esquerda formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner para ocupar a Presidência do país no dia em que Marte e Saturno formaram a quadratura partil.



No último domingo, dia 10 de novembro, Evo Morales renunciou ao cargo de Presidente da Bolívia. Há vácuo de poder no momento e a violência se alastra pelas ruas, colocando em lados opostos as forças que levaram à destituição do poder presidencial e os antigos apoiadores de Morales. Há riscos de uma escalada maior de confrontos e consequências ainda mais severas do que aquelas observadas no Chile.
De julho até o momento, poucos países sul-americanos obscurecidos pelo último eclipse solar total estiveram livres de experimentar a representação dos seus efeitos na esfera governamental. Além dos estados nacionais citados, observamos o caso do Paraguai, onde a chapa composta pelo presidente Mario Abdo Benítez e seu vice Hugo Velázquez quase sofreram processo de impeachment devido às relações envolvendo a compra de energia da hidrelétrica de Itaipu e o governo brasileiro, em agosto. No Peru, o presidente Martín Vizcarra destituiu o Congresso e convocou novas eleições em 30 de setembro. O Uruguai terá um segundo turno eleitoral em suas eleições presidenciais no dia 24 de novembro, que poderá colocar fim aos quase 15 anos de governos de espectro ideológico de esquerda.
Outros países e regiões do mundo também vêm experimentando convulsionamento social, caso de Hong Kong, Catalunha, Iraque, Líbano e Haiti. Em comum, revoltas diante de atos discricionários governamentais, corrupção, economias em queda e solapamentos de direitos sociais. Todas estas regiões parecem estar muito distantes de uma solução a curto prazo.
Voltando à América do Sul e para finalizar o artigo, pode ser dito que o Brasil e a Colômbia ainda não vivenciaram materializações mais severas do eclipse solar de julho. Todavia, entendo que estas possibilidades não estão totalmente afastadas dos dois países. A Venezuela ficou fora da região eclipsada. Entretanto, apesar de mais distante dos efeitos da ocultação dos luminares, o país ainda liderado por Nicolás Maduro está muito distante da estabilidade econômica, social e política. Seguimos vigilantes diante dos próximos movimentos dos céus e daqueles que ocorrem na Terra e evocam pregressas configurações celestes.