sábado, 19 de agosto de 2017

O Cálculo do Temperamento - Uma Proposta Alternativa

          O temperamento é um tema extremamente fundamental na Astrologia. Fala sobre o corpo físico, sua saúde, aptidões naturais, predicados e defeitos pessoais. Todavia, devido à pluralidade de cálculos para se aferir o tipo temperamental predominante em uma natividade, muitas controvérsias são levantadas acerca de qual procedimento levaria o astrólogo a encontrar o temperamento de um nativo com precisão.
          Sobre o temperamento deve ser depreendido que ele é uma espécie de composto fundamental, através do qual ocorrerá a materialização das representações planetárias conectadas à individualidade de cada nativo, caso do regente do ascendente, dos luminares e de planetas que sagram-se vencedores em eleições específicas em uma genitura, como o Senhor das Maneiras e do Almuten Figuris, por exemplo.
            Primeiramente devemos compreender que após a realização dos pertinentes cálculos, muitas vezes iremos nos deparar com mais de um temperamento destacado na figura natal. Geralmente, existe um temperamento sensivelmente predominante e um outro ou dois que ocupam um caráter secundário. Mais raramente ocorre o destaque pleno de um tipo temperamental específico, situação na qual o temperamento fortalecido possui uma manifestação mais enfática. Existem quatro temperamentos, os quais estão abaixo nomeados, classificados e caracterizados:


Sanguíneo: temperamento quente e úmido. Possui a natureza de Júpiter. Encontra a sua analogia elementar com os signos de Gêmeos, Libra e Aquário. Caracteriza-se por materializar alegria, receptividade, animação, companheirismo, superficialidade, idealização e socialização.

Colérico: temperamento quente e seco. Possui a natureza do Sol e de Marte. Encontra sua analogia elementar com os signos de Áries, Leão e Sagitário. Caracteriza-se por produzir ação, liderança, objetividade, assertividade, ira, vivacidade e entusiasmo.

Melancólico: temperamento frio e seco. Possui a natureza de Saturno e de Mercúrio. Possui analogia elementar com os signos de Touro, Virgem e Capricórnio. É caracterizado por representar racionalidade, criticidade, tristeza, materialismo, pragmatismo, isolamento e inércia.

Fleumático: temperamento frio e úmido. Possui a natureza de Vênus e da Lua. Possui analogia elementar com os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. Caracteriza-se por significar serenidade, maleabilidade, sensibilidade pessoal, introspectividade e impassibilidade.

         Após conhecidas, sinteticamente, as características temperamentais básicas, vamos falar a respeito do cálculo do temperamento. Existe uma proposta de cálculo temperamental extremamente sintética apresentada pelo astrólogo medievalista Robert Zoller, que leva em consideração o signo ascendente, o seu almuten e planetas que aspectam ou ocupam o signo ascendente. Tal proposta carece de alguns elementos fundamentais ao cálculo temperamental, uma vez que não considera a posição e a fase dos luminares, por exemplo, elementos preponderantes e recorrentes em diversas propostas de cálculo de temperamento.
          O método de Dorian Greenbaum apresenta uma estrutura mais completa do que o modelo proposto por Robert Zoller, com a atribuição de pesos distintos para os lugares do signo ascendente e da Lua. É considerado, também, através da aplicação deste método, o signo de ocupação do dispositor da Lua. A despeito de tal detalhe, o autor não considera os planetas que ocupam ou aspectam o ascendente.
          Após esta breve análise de modelos astrológicos de cálculo temperamental, apresento a seguinte proposta para a realização deste procedimento, com base na obra de autores como Ptolomeu e William Lilly. Para a identificação do tipo ou dos tipos temperamentais predominantes em uma natividade, devem ser analisados os seguintes pontos em uma carta natal:

1 - O signo ascendente;
2 - O planeta regente do ascendente;
3 - O signo lunar;
4 - A fase lunar;
5 - O signo solar;
6 - A fase solar;
7 - Os planetas que estão em conjunção ou aspecto ao ascendente.

        Para fins de critério de desempate ou fomentação do cálculo, podem ser adicionados os seguintes elementos:

8 - O almuten do signo ascendente;
9 - O Almuten Figuris da natividade.

          Neste modelo de cálculo temperamental que proponho não há a atribuição de pesos distintos. Cada ponto citado deve ser analisado no mapa natal e ser devidamente correspondido a um dos quatro tipos temperamentais, conforme a sua natureza elementar específica. Os temperamentos não devem ser decompostos em suas propriedades, ou seja, a pontuação gerada deve ser  conectada diretamente a um tipo temperamental (sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático) e não as suas propriedades fundamentais (quente, frio, úmido, seco).
            Vamos aplicar este modelo de cálculo temperamental no mapa desta natividade abaixo:




1 - O signo ascendente - Escorpião.
2 - O planeta regente do ascendente - Marte.
3 - O signo lunar - Aquário.
4 - A fase lunar - aumentando em luz, sanguínea.
5 - O signo solar - Sagitário.
6 - A fase solar - outono do Hemisfério Norte, melancólica.
7 - Os planetas que estão em conjunção ou aspecto ao ascendente - Vênus em conjunção ao ascendente e Marte em trígono ao ascendente.
8 - O almuten do signo ascendente - Marte.
9 - O Almuten Figuris da natividade - Vênus.

        Correlacionando os signos, planetas e suas fases, se tem como resultado o seguinte.

Colérico: 04 (quatro) pontos - O planeta regente do ascendente, Marte, é quente e seco. O Sol está no signo de Sagitário, quente e seco. Marte, quente e seco, aspecta o ascendente através de um trígono. Marte, quente e seco é o Almuten do Ascendente.

Fleumático: 03 (três) pontos - O signo ascendente é Escorpião, frio e úmido. Vênus, fria e úmida, está em conjunção ao signo ascendente.

Sanguíneo: 02 (dois) pontos - A Lua está no signo de Aquário, quente e úmido. A Lua está crescente em luz, entre a lua nova e seu quarto crescente, logo, quente e úmida.

Melancólico: 01 (um) ponto - O Sol está em signo que corresponde ao outono do Hemisfério Norte, logo, frio e seco.

          Aqui podemos perceber que a natividade, do sexo feminino, possui o temperamento colérico como predominante. O temperamento fleumático aparece na segunda posição, seguido pelo temperamento sanguíneo. A nativa possui a grande maioria dos atributos de personalidade relacionados ao temperamento colérico, regados de doses emocionais exacerbadas e de um senso de socialidade mais leve, em certos momentos de sua vida cotidiana.
       Uma breve nota técnica de esclarecimento aqui: não fiquem confusos com a correlação de temperamentos baseados nas estações do hemisfério norte. Conforme já foi explanado na postagem “Os princípios básicos da Astrologia Tradicional”, há um privilégio implícito deste hemisfério na técnica astrológica. A tentativa de Inverter as estações já foi testada e os resultados foram negativos. Sugiro a leitura desta postagem que mencionei para que seja compreendido o porquê de tal preponderância do hemisfério setentrional do planeta para a existência da vida humana e das civilizações.
            Espero ter contribuído positivamente com os leitores na apresentação de um modelo de cálculo temperamental alternativo aos modelos mais difundidos no meio astrológico tradicional contemporâneo. Até breve!

2 comentários:

  1. Dinho, quanto a venus ser fleumática há divergencias. Ptolomeu e Ibn Ezra dizem que ela é sanguínea. Posso considerar os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, realmente existem divergências sobre as qualidades primitivas de Vênus, a depender do autor. Considerando que Vênus é um astro feminino, do séquito lunar, uma fortuna que está colocada neste hemisfério por ter qualidades moderadas e concordar com a natureza do luminar noturno, a exemplo do que Júpiter faz em termos de temperatura no hemisfério solar, julgo mais apropriado considerar Vênus como moderadamente fria e úmida.

      Excluir