No último final de semana, Vênus ingressou em Aquário, signo que representa a principal morada e alegria de Saturno. O trânsito de Vênus por Aquário vai até o dia 02/01/2025.
Vênus é o planeta do amor e dos relacionamentos. É através deste astro que se manifesta a forma como damos e recebemos afeto. O ideal de parceira e a figura materna também podem ser representados por Vênus.
Aquário é um signo fixo e de ar, governado por Saturno. Um local de ideias e ideais perenes, que podem desafiar as regras sociais. No entanto, devido ao modo fixo e à regência saturnina, há muito mais de tradicional do que de moderno em Aquário. Minhas tradições, minhas regras, é claro.
Vênus em Aquário representa o amor e o encanto que iniciam e se solidificam a partir da conexão de ideais e comunhão de valores. É impossível para Vênus em Aquário que o amor se mantenha sem admiração ou sinergia intelectual.
O amor pela letra, pelas palavras ditas, pela ideologia que acredito e me encanta. Comunicação, diálogo tranquilo no relacionamento. Falar e ouvir sobre o que se sente. Tudo isso tem a ver com Vênus em Aquário.
Este posicionamento de Vênus tem a fama de ser moderninho. Isto muito se deve à atribuição de regência moderna ao disruptivo Urano. A bem da verdade, Saturno e Aquário tem a ver com a implosão da ordem social. O carnaval, as máscaras e o amor livre.
Vênus em Aquário segue fielmente as suas regras e tradições. É uma Vênus fixa e de Saturno e logo fala de uma tendência aos relacionamentos duradouros, independente do tipo de contrato estabelecido pelo casal.
Amar em liberdade e sem dramas é um convite de Vênus em Aquário. E aqui falo da liberdade de ser a si próprio dentro de um relacionamento, sem máscaras ou disfarces. Aprisionar o ar até é possível por um breve período, como em um balão. Porém, logo o balão voará para longe e aquele ar não poderá ser respirado novamente. Vênus em Aquário é quente e lasciva, mas pode se tornar completamente inacessível se houver desconexão intelectual ou tentativas de controle e sufocamento. Fria, nunca.
No trânsito deste ano, Vênus formará uma oposição com Marte em Leão, sinalizando ciúme exacerbado e possíveis rupturas afetivas nesta semana. Vênus fará também um trígono com Júpiter em Gêmeos, indicando grandes parcerias e alegrias na segunda metade do mês.
Esta é a Vênus de Cazuza e da Rita Lee. Dois artistas que nos deixaram e que traduzem com autenticidade um pouco desta energia. Um amor que pode durar décadas, em liberdade e sem dramas.