quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

O Ingresso Solar em Capricórnio em 2024



No final de semana passado, o Sol ingressou em Capricórnio, marcando a chegada do verão no Hemisfério Sul. Para a Astrologia, temos o início do último trimestre do ano astrológico e a carta deste evento revela presságios para os três meses vindouros.

O Sol ingressou em Capricórnio no dia 21/12/2024, às 06h20min. A carta levantada para Brasília-DF apresenta o ascendente neste mesmo signo solsticial. Saturno, regente do ascendente, está em Peixes, na casa III e recebe uma oposição da Lua em Virgem.


Carta do Ingresso Solar em Capricórnio, dia 21/12/2024, às 06h20min, Brasília-DF.

Na terceira casa, em signo de água e ligado à Lua por mau aspecto, Saturno alerta para perigos envolvendo o mar e demais cursos d’água. Perigos maiores em estradas e danos causados por enxurradas. O eixo nodal angular reforça os riscos de eventos abruptos e perigosos.

Lula enfrentou vários problemas que ameaçaram a sua saúde no último trimestre. Na carta do ingresso em Libra, o Sol, que fala do governante, se dirigia para uma quadratura com Marte em Câncer na VIII.


Carta do Ingresso Solar em Libra, dia 22/09/2024, às 09h43min, Brasília-DF.

No tema de ingresso solar em Capricórnio, o Sol aparece no primeiro signo, sem contatos duros com Marte ou Saturno. Vênus governa a casa X e se afasta de uma oposição com Marte. Aqui, um indicativo das cirurgias realizadas por Lula. Embora a presença do Nodo Sul no meio do céu indique alguma debilidade, física e política, o atual período será mais auspicioso para o Presidente.

A oposição entre Saturno e a Lua, planetas que governam as casas I e VII, ligados à Parte da Fortuna, é indicativa de grandes desafios no comércio exterior. O governo Trump começará em breve e será necessária muita habilidade política para costurar e manter bons acordos comerciais.

Vênus aparece na casa II e este posicionamento indica um bom presságio econômico. O país provavelmente crescerá acima das expectativas. Porém, Marte ocupa a casa VIII da carta, fora de seita. O endividamento estatal, a inflação e os juros continuarão em elevação. Marte rege a casa XI, que fala do dinheiro do governo.


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Vênus em Aquário

No último final de semana, Vênus ingressou em Aquário, signo que representa a principal morada e alegria de Saturno. O trânsito de Vênus por Aquário vai até o dia 02/01/2025.

Vênus é o planeta do amor e dos relacionamentos. É através deste astro que se manifesta a forma como damos e recebemos afeto. O ideal de parceira e a figura materna também podem ser representados por Vênus.

Aquário é um signo fixo e de ar, governado por Saturno. Um local de ideias e ideais perenes, que podem desafiar as regras sociais. No entanto, devido ao modo fixo e à regência saturnina, há muito mais de tradicional do que de moderno em Aquário. Minhas tradições, minhas regras, é claro.

Vênus em Aquário representa o amor e o encanto que iniciam e se solidificam a partir da conexão de ideais e comunhão de valores. É impossível para Vênus em Aquário que o amor se mantenha sem admiração ou sinergia intelectual.

O amor pela letra, pelas palavras ditas, pela ideologia que acredito e me encanta. Comunicação, diálogo tranquilo no relacionamento. Falar e ouvir sobre o que se sente. Tudo isso tem a ver com Vênus em Aquário.

Este posicionamento de Vênus tem a fama de ser moderninho. Isto muito se deve à atribuição de regência moderna ao disruptivo Urano. A bem da verdade, Saturno e Aquário tem a ver com a implosão da ordem social. O carnaval, as máscaras e o amor livre.

Vênus em Aquário segue fielmente as suas regras e tradições. É uma Vênus fixa e de Saturno e logo fala de uma tendência aos relacionamentos duradouros, independente do tipo de contrato estabelecido pelo casal.

Amar em liberdade e sem dramas é um convite de Vênus em Aquário. E aqui falo da liberdade de ser a si próprio dentro de um relacionamento, sem máscaras ou disfarces. Aprisionar o ar até é possível por um breve período, como em um balão. Porém, logo o balão voará para longe e aquele ar não poderá ser respirado novamente. Vênus em Aquário é quente e lasciva, mas pode se tornar completamente inacessível se houver desconexão intelectual ou tentativas de controle e sufocamento. Fria, nunca.

No trânsito deste ano, Vênus formará uma oposição com Marte em Leão, sinalizando ciúme exacerbado e possíveis rupturas afetivas nesta semana. Vênus fará também um trígono com Júpiter em Gêmeos, indicando grandes parcerias e alegrias na segunda metade do mês.

Esta é a Vênus de Cazuza e da Rita Lee. Dois artistas que nos deixaram e que traduzem com autenticidade um pouco desta energia. Um amor que pode durar décadas, em liberdade e sem dramas.