terça-feira, 21 de julho de 2020

A Lua Nova em Câncer em 2020

Ontem à tarde ocorreu a Lua Nova no signo de Câncer. É a segunda vez que os dois luminares se encontram no domicílio lunar este ano. Em junho, esta conjunção marcou a ocorrência do eclipse anular do Sol na África e na Ásia. Em meu canal no Youtube vocês podem encontrar um vídeo sobre o tema. Lançarei em breve um artigo sobre os desdobramentos deste evento em meu site.
A carta da lunação em Câncer não é positiva. A união do Sol com a Lua ocorreu na casa VIII e no oitavo signo da figura levantada para a capital brasileira. O ascendente corresponde à casa XII das cartas de ingresso solar em Áries e Câncer. A lunação se deu em oposição exata a Saturno, que está domiciliado e retrógrado no signo de Capricórnio, na casa II do tema.
A casa VIII fala sobre morte e, em Astrologia Mundana, fala especificamente sobre as taxas de mortalidade da população de um determinado país. Entendo que este tema receberá as principais atenções durante as próximas semanas. Tal indicação é reforçada pela oposição partil que os luminares formam com Saturno, outro significador essencial dos idosos e de mortalidade.
A casa XII, enaltecida no ascendente da carta da lunação, fala sobre confinamento e seus ambientes, como hospitais e prisões. Também fala sobre aqueles que são menos favorecidos e vulneráveis em uma sociedade, como as pessoas miseráveis, marginalizadas e enfermas.


Carta da Lua Nova em Câncer, Brasília-DF.

É notório que a pandemia do novo coronavírus já causa severa preocupação há meses pelos dois temas citados acima. A OMS e as autoridades do país afirmam que o Brasil já atingiu o pico da enfermidade. Todavia, apesar da desconfortável estabilidade e dos processos de flexibilizações, os números de novos casos e óbitos seguem em um patamar muito elevado.
Vislumbro, dentro do contexto desta carta de lunação, o aumento da incidência da enfermidade entre os mais pobres. A doença está em franco processo de expansão no interior e em regiões que a experimentaram tardiamente. Penso na região Sul e no elevado número de idosos que temos aqui.
Quando comparamos a carta da lunação com as cartas de ingresso solar mencionadas, verificamos que as casas I e VII são afetadas pela lunação. A primeira casa fala sobre o nosso país, seus habitantes e suas condições gerais de saúde e prosperidade. A casa VII versa sobre os outros países, amigáveis ou não, e as relações comerciais que o Brasil estabelece.



Carta do Ingresso Solar em Câncer em 2020, Brasília-DF.


Vênus é o planeta mais angular da carta, disposto em conjunção ao descendente. Nas duas cartas de ingresso solar anteriores, Vênus era o planeta regente da casa X, representando a figura do Presidente. A força do significador pode indicar um período de recuperação de poder para Bolsonaro. Pode sinalizar, ainda, o governo envolvido com temas que incluem o estrangeiro e o comércio exterior.
Saturno rege a casa II dos dois últimos temas de ingresso solar e aparece disposto nessa casa astrológica na carta da lunação em Câncer. Nesta mesma casa e ao lado de Saturno encontramos Júpiter, o senhor do ascendente do tema. Outra esfera focal é a econômica. Vênus, planeta que representa o Poder Executivo nas cartas de ingresso, aparece no signo de Gêmeos, que corresponde à segunda casa do mapa da última posse presidencial. O governo começa a se mobilizar para sanear os custos da pandemia. Temos a possibilidade de criação de novo imposto e a reforma tributária já foi apresentada ao Poder Legislativo.
Nas cartas de ingresso solar em Áries e Câncer, tal Poder é representado por Marte, senhor da casa XI. O pequeno maléfico está em seu longo trânsito pelo seu domicílio, em Áries, e lança uma oposição ao meio do céu destas duas cartas. É uma indicação de um Legislativo mais forte e antipático ao governo. Vênus e Marte formam um aparente sextil na carta de lunação. Porém, este aspecto nunca ocorreu, pois Marte ingressou em Áries quando Vênus já avançava por Gêmeos. O próximo contato partil entre os dois astros será uma quadratura, quando Vênus transitar pelo signo de Câncer.
Em breve este texto constará do acerto do site. Aos admiradores dos céus, alerto para a melhor oportunidade para observar os planetas Júpiter e Saturno. A oposição que o Sol formou com ambos os astros errantes sinaliza o período de seu maior brilho durante o ano. Após o ocaso, ficam presentes no céu noturno durante toda a noite. Marte também conquista um brilho cada vez maior, à medida que se aproxima do seu período de retrogradação. Vênus brilha forte no céu durante todas as madrugadas e Mercúrio atinge a sua maior elongação amanhã, momento no qual estará mais afastado do Sol e poderá ser visto com maior facilidade antes do Sol nascer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário